Boa notícia. Prefeitura e HC firmam convênio e Casa de Saúde volta a funcionar plenamente
Cerca de 50 pessoas estiveram no Centro Administrativo, no meio da tarde desta quinta-feira. Inclusive este (nem sempre) humilde repórter. Todos assistiram à assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal e o Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, pelo prefeito Valdeci Oliveira e o provedor, Renato Barros (ambos na foto, feita pelo editor deste sítio)
Pelo acordo, durante pelo menos 10 anos, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de maio, o HC vai administrar o Hospital Municipal Casa de Saúde. Mais detalhes do convênio histórico, e do evento em que o documento foi assinado, você encontra no material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Patrícia Lemos, com a colaboração de Rita Barchet. Lá no final, alguns adendos claudemirianos. A seguir:
ESPECIAL – Santa Maria comemora mais uma vitória da saúde
Depois do anúncio da menor da taxa de mortalidade infantil da história, Santa Maria comemora mais uma vitória da saúde que marcará os 150 anos da cidade: a garantia do pleno funcionamento da Casa de Saúde pelos próximos 10 anos. Na tarde desta quinta (1), foi anunciado o novo convênio de gestão do hospital, em entrevista coletiva, no Centro Administrativo.
A partir da próxima segunda-feira (5), o Hospital de Caridade assume a administração da Casa de Saúde que será um hospital público municipal e atenderá pelo SUS. Todos os 206 funcionários permanecem. Não haverá rescisão de contrato e sim substituição do empregador, ou seja, nas carteiras de trabalho os funcionários passarão a ser servidores do Hospital de Caridade. A Prefeitura fiscalizará a gestão por meio de uma câmara técnica composta por integrantes do quadro de funcionários da Casa de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde. O contrato tem duração de 10 anos.
De acordo com o Prefeito, Valdeci Oliveira, foram 45 dias de discussões até chegar ao último capítulo com “um final feliz para a Casa de Saúde”, classificou. O Prefeito ainda disse que esta parceria é a garantia de um atendimento gratuito e de qualidade à população mais carente de Santa Maria e que o hospital será um modelo para a saúde da região e do Estado. “Desde 1988 eu acompanho esta novela e tive a infelicidade de vê-la fechar as portas diversas vezes. Porém, tivemos a coragem de desapropriar esta instituição e abrir o primeiro hospital público municipal de Santa Maria”, disse Valdeci.
A entrevista coletiva contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre imprensa, autoridades, líderes comunitários, representantes do Hospital de Caridade e Casa de Saúde. Ao final do anúncio do convênio o Prefeito estourou um champanhe para celebrar a conquista de toda a população santa-mariense.
ADENDOS CLAUDEMIRIANOS: A solenidade na Prefeitura contou com a presença de várias lideranças políticas, da Frente Popular Trabalhista, além de dirigentes e colaboradores do Hospital de Caridade e da Casa de Saúde. Muitos secretários municipais também estiveram lá. Igualmente compareceram lideranças comunitárias e sindicais, inclusive da área da saúde.
Da Câmara, três vereadores: o presidente, Vilmar Galvão (PT), Anita Costa Beber (PR) e Luiz Carlos Fort (PT). Chamou minha atenção, pela ausência (pelo menos constava na agenda que sua assessoria divulgou para a imprensa), o peemedebista Cláudio Rosa.
SUGESTÕES DE LEITURA – clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Leia também a reportagem Parceria para manter atendimentos da Casa de Saúde é firmada em Santa Maria, de Marilice Daronco, do Diário de Santa Maria, na ZeroHora.Com.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.