CidadaniaEducaçãoUFSM

CIDADANIA. Um projeto que sai da UFSM pode ser solução interessante para a mobilidade de cadeirantes

Pena, pena mesmo, que não tenha (ainda) uma imagem. Mas isso não invalida, claro, a importância da pesquisa que é feita no curso de Engenharia Mecânica da UFSM. Pode ser, afinal, uma excelente opção para a mobilidade de cadeirantes.

Quem conduz a pesquisa, que está na fase de construção de um protótipo, que, suspeita o editor, será apresentado na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, no próximo semestre, é o aluno Elias Maletz, orientado pelo professor Leonardo Romano. Mas, que trabalho e que pesquisa são esses? Confira no texto de Vitor Rodriguez, distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. A seguir:

Para além das duas rodas

Como oferecer a cadeirantes uma atividade recreativa durante o deslocamento? O aluno de engenharia mecânica Elias Maletz trabalha em um projeto que desenvolve um sistema de tração adaptado a cadeira de rodas, no Laboratório de Projeto de Sistemas Técnicos (LPST), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM.

O projeto, que tem um ano, surgiu a partir de uma tarefa de aula em que os alunos propunham soluções para a problemática dos cadeirantes. Ele é orientado pelo professor de Metodologia de Projetos de Produtos Industriais, Leonardo Nabaes Romano, encabeçado pelo aluno do 9º semestre do curso de Engenhara Mecânica, Elias Maletz, além de colaboradores de outros cursos.

A ideia consiste na construção de partes móveis que são acopladas em cadeiras de rodas por engate rápido, sem modificar a estrutura original. Essas partes transformariam a cadeira de rodas em uma espécie de triciclo, onde os cadeirantes “pedalariam” com as mãos, assim como as hand-bikes norte-americanas. Isso proporcionaria, conforme afirma o professor Romano, mais satisfação na hora do uso, além da possibilidade da prática de exercícios físicos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo