PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. PTB se fortalece com visita de Ranolfo, “bando de piranhas”, três projetos aprovados, jornais

Vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, durante Expediente Nobre na Câmara de Vereadores. Antes, papo com petebistas

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior (PTB), passou algumas horas em Santa Maria, nessa terça-feira (24), e quem se saiu fortalecido foi o PTB. Em conversas com os caciques da sigla, Ranolfo indicou que o partido vê o município como prioridade para o pleito de 2020.

O vice-governador disse estar ciente de que a sigla, em Santa Maria, não está sendo tratada a contento pelo Piratini. Contudo, ressaltou que serão colocadas em prática questões estratégicas para viabilizar a legenda. Em outras palavras: a porta para os cargos regionais deverá se abrir em breve para os petebistas.

Em relação ao pleito de 2020, fontes do site indicam que a visita foi importante para dar um embalo no namoro entre o PTB e dois delegados: Marcelo Arignoy, da Polícia Civil, e Getúlio de Vargas, da Polícia Federal.

O PTB/SM sonha em filiar esses delegados e ver um deles concorrendo à Prefeitura. Porém, antes de qualquer passo mais ousado, a legenda realizará uma pesquisa prévia para ter um termômetro de 2020.

Agenda

Na cidade, Ranolfo participou de uma reunião-almoço com lideranças de Santa Maria e região, uma reunião com os 21 vereadores no Parlamento, e também do Expediente Nobre em homenagem ao 2º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, promovido pela vereadora Deili Silva (PTB).

Piranhas

Não foi desta vez que o vereador João Kaus (MDB) conseguiu se livrar do incômodo caso do “bando de piranhas” (AQUI). O ouvidor da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Admar Pozzobom (PSDB), apresentou parecer prévio pelo arquivamento da representação da Mesa Diretora contra o emedebista. Porém, a decisão do tucano vai gerar uma nova ação na CCJ.

O parecer indicou que a, apesar de a manifestação do edil ter causado desconforto as pessoas, especialmente, àquelas do sexo feminino, não é possível afirmar que a postagem do vereador no Facebook objetivou atacar as mulheres. Segundo o ouvidor, o emedebista ainda encaminhou declaração pública justificando que a conduta não tinha o objetivo de ofender as mulheres.

Todavia, após a leitura do parecer, o vereador Daniel Diniz (PT) questionou o fato de Admar ter se manifestado contra a representação a Kaus, em reunião extraordinária da Mesa Diretora realizada antes do processo ter sido protocolado. Ou seja, o tucano já teria comentado a seus pares a contrariedade a uma possível punição ao emedebista antes de analisar o mérito como ouvidor da CCJ, o que coloca em xeque seu parecer.

A fim de esclarecer a situação, juridicamente, o presidente da CCJ, Juliano Soares (PSDB), promoverá diligências.

Inadimplentes

Por unanimidade, os vereadores aprovaram projeto de Alexandre Vargas (Republicanos) que proíbe o corte dos fornecimentos de energia elétrica e água, em Santa Maria, para os consumidores inadimplentes aos finais de semanas e vésperas de feriados. Para saber mais sobre a proposta, clique AQUI.

Brinquedos

Outra proposta aprovada nessa terça foi a iniciativa da vereadora Deili Silva que obriga parques de diversões e casas de festas infantis afixarem placas informativas sobre manutenção, vistoria e risco de utilização de brinquedos e atrações.

Agosto Lilás

Os edis também aprovaram projeto do vereador Luciano Guerra (PT) que institui o Agosto Lilás em Santa Maria. O objetivo é iluminar na cor lilás, durante o mês de agosto, monumentos, prédios, residências, pontos turísticos e afins com o propósito de chamar atenção da população para conscientização sobre a violência contra a mulher.

Jornais

A Prefeitura de Santa Maria publicou, no Diário Oficial da União de terça, um aviso de revogação da licitação que previa a contratação de jornal de grande circulação estadual e local/regional para publicação legal de atos oficiais da Secretaria de Finanças. Foi o aberto o prazo de cinco dias para recursos.

Conforme o edital, o valor estimado da prestação de serviço seria de R$ 14,4 mil ao ano (AQUI).

Vale ressaltar que, em 9 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou uma Medida Provisória que revoga a obrigação de publicação de atos oficiais de licitações públicas em jornais. A iniciativa permite que, desde então, a divulgação ocorra somente na imprensa oficial e em site do órgão público responsável.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Vice do mesmo governo que promoveu um estelionato eleitoral, não paga os salários em dia como prometido, que fez um fiasco na tentativa de venda de ações do Banrisul, que não toca adiante o hospital regional, a lista não e pequena.
    Para sair de ‘a’ e chegar em ‘b’ deve ter um raciocínio logico, não consigo descobrir de onde saiu o ‘fortalecimento’. Burrice minha.
    Jornais podem viver de publicidade privada como sempre fizeram. Por exemplo, Diário de hoje traz um ‘Por que e um bom momento para investir em imoveis’. Parece noticia, mas e publicidade. Para começo de conversa não esclarece para quem e ‘bom’. Difícil a quadra da cidade onde não se enxerga um ‘vende-se’ ou um ‘aluga-se’. Empreendimentos em construção não são incomuns, alguns ate aparentemente parados. Materia, ‘a la’ TV Santa Maria, so entrevista os interessados em vender (ou seja, aquele negocio de mostrar os dois lados não e coisa nem da Globo). E a ‘esperteza’ que grassa em Santa Maria. So falta outro vendedor aparecer na tv e dizer que ‘o diferencial e que a incorporação tem CNPJ próprio, garante que não sairão recursos do empreendimento para auxiliar outros projetos’, como se a reciproca não fosse verdadeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo