Arquivo

Não custa lembrar. Verticalização? Era possível, mas os grandes partidos dinamitaram

Escrevi aqui, bem no início da madrugada de 29 de novembro de 2005:

“Verticalização ou não? Da decisão depende a formação de alianças no pleito de 2006

O tema já foi tratado aqui, mas é interessante que a ele se retorne, na medida em que é discutido, em fase terminal agora, na Câmara dos Deputados. Trata-se da proposta para acabar com a verticalização. Isto é, se tudo continuar como está, os Estados terão que reproduzir as mesmas alianças formadas para a eleição presidencial. Ou, então, não lançar candidatos.

Um exemplo concreto: PT, PSB e PC do B se coligam em nível nacional. Fica inviabilizada, assim, uma candidatura dos socialistas no Rio Grande do Sul. A menos que seja em coligação com os mesmos PC do B e PT. Isso, no campo do governo. Na oposição, coligam-se, para derrotar Lula, PSDB e PFL. No sul, os tucanos só poderão aliar-se aos pefelistas. E não ao PMDB – a menos, claro, que este não apresente candidato a Presidente da República.


A quem interessa a verticalização?..” E quem é contra ela?
” (Para ler a íntegra da nota, que é complementada com um texto-análise do jornalista Ricardo Noblat, clique aqui.)

PASSADOS EXATOS DOIS ANOS: Como se viu, a verticalização (uma idéia que pessoalmente considero das mais interessantes) foi para as cucuias, como era interesse de todos os partidos maiores, que se aliaram com quem quiseram. Já a coerência é uma palavra em desuso na política pátria, faaaaz tempo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo