Da Fabiane Machado. Outra bronca em Schirmer, pelo anunciado fim da Secretaria de Comunicação
A propósito da extinção, no próximo governo, da Secretaria de Comunicação, recebi e-mail da jornalista Fabiane Machado. Hoje atuando em Cruz Alta, a profissional participou da equipe da SeCom, no governo Valdeci Oliveira. Acompanhe o pensamento dela:
Prezado Claudemir,
Não é só a Daiani (Ferari) quem lamenta pela extinção da Secretaria de Comunicação, a SeCom. Também considero um retrocesso a extinção de um setor, que se bem conduzido e organizado, presta um serviço relevante, necessário e decisivo para a comunidade. Se pensarmos que, através da SeCom, a comunidade pode ter acesso às informações sobre o que faz a Administração Municipal, seus projetos e ações, seu fechamento parece uma forma de afastamento do governo com a parte mais importante do processo eleitoral e social, a população.
Claro que para cumprir seu papel, informar através dos mais diferentes instrumentos, seja pelo enfoque publicitário, pelas informações repassadas à imprensa ou pelas ações de relações públicas, uma Secretaria precisa de equipe, equipamentos e recursos, que, se sabe, não são muitos na Prefeitura Municipal. E infelizmente, sempre que há cortes em qualquer instituição, independente da natureza, alguém dirá: “Corta na comunicação!”. Mas, será que informar não é necessário, estamos falando da Comunicação, o quarto poder, e que, no caso do próximo governo, será limitada a uma assessoria de imprensa, pelo que se percebe.
Comunicar é mais do que fazer release sobre eventos e viagens do Prefeito. Comunicar é acompanhar, respeitar e contribuir positivamente nos anseios da população, é, se preciso for, entrar ao vivo, em qualquer horário, em uma rádio AM para falar com o pessoal da Vila que aguarda o calçamento da sua rua, é atender quem procura a Prefeitura, não para prometer, mas para ouvir o cidadão e dar-lhe algum retorno seja positivo ou negativo, se a demanda não puder ser atendida. E, isto, independente da bandeira partidária.
Eu muito fiz isto, nos meus tempos de jornalista da Secretaria de Comunicação, e sai de lá, com certeza, uma profissional mais completa, madura e mais sintonizada com a comunidade e suas diferentes demandas. O lamento não é de alguém que sai da SeCom agora, por opção pessoal saí de lá há quase 2 anos. Trata-se das conclusões de uma profissional que passou por lá e deixou sua humilde contribuição.
Abraços
Fabiane Machado
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.