PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Árvores ao chão, encanto do Recanto, Observatório Social, Bianca Zasso no SMVC

* Uma cidade que deveria preservar o meio ambiente começa mais uma semana sob o signo do assassinato às lindas árvores que colorem de verde o Bairro Rosário.

* Sim, dezenas delas foram simplesmente ceifadas (na montagem de fotos acima, de Reprodução do Facebook) e há a necessidade de uma explicação.

* A conta era colocada na mesa da Prefeitura. Que, no entanto, divulgou nota explicativa na tarde deste domingo, apontando outras responsabilidades.

* Via pasta do Meio Ambiente, o comando municipal esclareceu que “a supressão de árvores que houve em ruas do Bairro Nossa Senhora do Rosário, neste fim de semana, não foi autorizada pelo Executivo”.

* O mais terrível é saber que a eliminação (supresssão é nome “bonito” demais para o que ocorreu) teria sido autorizada por quem deveria zelar pelo ambiente.

* Sim, conforme a Prefeitura, “ao ir até o local para verificar a situação, a fiscalização oi informada por uma equipe da RGE, que a licença foi concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)”.

* Por fim, diz a Prefeitura, ao saber que quem acabou com as árvores foi a RGE, concessionária de energia, “que está analisando a situação e, se necessário, tomará as medidas que o caso requer.”

* Semana passada, a prefeitura de Restinga Sêca, como você já leu aqui mesmo, homenageou as 30 empresas que mais pagam impostos e, assim, colaboram com o desenvolvimento daquela comuna.

* O evento ocorreu terça, com jantar em homenagem às organizações que mais contribuíram com Imposto Sobre Serviços (ISS), e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

* Detalhe observado pelo site é a importância crescente das empresas e instituições vinculadas ao Recanto Maestro, o que pode ser verificado especialmente no tributo por natureza municipal, o ISS.

* Das 15 maiores pagadoras, três são ligadas ao local. Inclusive a 1ª (Antonio Meneghetti Faculdade) e a 2ª (Agroturismo Recanto).  A outra, a 10ª, é o Hotel Businesse Center Beira Rio.

* Esta segunda, 16 de setembro, é o Dia Internacional da Preservação Camada de Ozônio. Nesta data, em 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal, acordo global para a sua preservação.

* Pois desde o domingo, e até 20, a próxima sexta, a pesquisadora da UFSM, Damaris Kirsch Pinheiro, participa de workshop a respeito, na agência da ONU para o assunto, na Suiça.

* Doutora em Químia Atmosférica, DAmaris condus um dos quarto grupos de pesquisa sobre o tema no Brasil. Ela alerta, aliás, para os riscos da radiação ultravioleta.

* Os mais elevados níveis dela acontecem a partir de outubro e pelos seis meses seguintes, até março. Acrescenta que é o momento ideal para lembrar a população sobre os cuidados a se tomar.

* A atual gestão do Observatório Social de Santa Maria (OSSM), que completa nove meses de atuação,  participa nesta segunda da reunião almoço do Fórum das Entidades Empresariais.

* A presidente local da organização vai fazer, no encontro que acontece ao meio dia, no restaurant Rivers, uma prestação de conta das atividades desenvolvidas entre janeiro a agosto.

* A ideia é apresentar os objetivos e metas do OSSM, as áreas em que atuou, além de, entre outras observações, descrever as ações realizadas junto aos setores de licitação da Prefeitura e da Câmara.

* O Santa Maria Vídeo e Cinema, em sua 13ª edição, entre 29 de outubro e 3 de novembro, tem como tema central o protagonismo das mulhres no audiovisual.

* Assim, tendo como slogan “Cinema para todas”, o SMVC vai homenagear duas mulheres. Uma delas é a diretora de arte da capital, Adriana Borba.

* A outra lembrada pela organização do evento é uma escolha muito cara a este site. Trata-se da nossa colunista Bianca Zasso (foto ao lado, de reprodução), jornalista e crítica de cinema.

* Bianca, que também apresenta o “Bia na Toca”, escreve no www.claudemirpereira.com.br desde 1º de março de 2012. De lá para cá são exatos 347 textos. O que resta dizer? Ora, parabéns. E ponto!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tem que deixar árvores crescerem, enroscarem na rede elétrica, quando der curto circuito, banho fixar frio, perder a novela ou o aparelho médico deixar de funcionar, lembra das árvores e te acalma.

  2. Assassinato de árvores, kuakuakuakuakua! Árvores se plantam. De preferencia espécies corretas nos lugares corretos, quando isto não acontece gera o problema descrito. Cidade que se preocupa com o meio ambiente tem população que mantém a mesma limpa, sangas despoluídas e coleta seletiva. Alás, pichação é crime previsto na lei de crimes ambientais.
    Ultravioleta pode causar câncer de pele. Mas é o que interage com um tipo de colesterol da pele para síntese de vitamina D. Coisa que diminui com a idade. Como o pessoal não cozinha mais com banha de porco criado no fundo do pátio, deficiência é suprida com um comprimido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo