SAÚDE. Prefeitura apresenta ao Conselho Municipal proposta para Central de Regulação Remota do Samu

SAÚDE. Prefeitura apresenta ao Conselho Municipal proposta para Central de Regulação Remota do Samu

SAÚDE. Prefeitura apresenta ao Conselho Municipal proposta para Central de Regulação Remota do Samu - prefeitura-samu-1

Apresentação do Projeto de Regulação Remota do SAMU aconteceu na manhã desta quinta-feira, no plenarinho da Câmara de Vereadores

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria da Prefeitura

Representantes do Conselho Municipal de Saúde aprovaram, durante reunião ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (19), o Projeto da Central de Regulação Remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgância (Samu). A iniciativa foi apresentada aos conselheiros pelo secretário de Saúde, Francisco Harrisson, no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

“Com a regulação do Samu por Santa Maria, diminuirá o tempo de espera das pessoas que fazem a ligação direta via Central de Regulação em Porto Alegre e, também, pela liberação do médico responsável por fazer o encaminhamento para algum hospital. Também possibilitará melhor monitoramento dos tipos de atendimentos para que sejam feitas avaliações mais precisas”, reforça o secretário.

O representante da Masper, Nilvo Garcia da Rosa, também participou da reunião. A empresa é responsável pelos serviços do Samu. Aos conselheiros, ele explicou como se dá a execução do trabalho, o que contempla o contrato atual e os equipamentos disponíveis para a população.

Conforme o termo de adesão já assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom, que confirma a municipalização do serviço, os atendimentos ocorrerão durante 12 horas diárias, com profissional médico que atuará somente como médico regulador. O santa-mariense seguirá acionando o serviço pelo número de telefone 192.

A reunião, encaminhada pela presidente do Conselho Municipal da Saúde, Benildes Mazzorani, também contou com a superintendente de Atenção Especializada, Claúdia Mello, com a superintendente de Atenção Básica, Dayani Donaduzzi, com o superintendente Administrativo e Financeiro, Heverton Prates, e com a assessoria de Gestão, Projetos e Planejamento da Pasta, Ana Paula Seerig.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *