Por FRITZ R. NUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da SEção Sindical dos Docentes da UFSM
A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM está convocando nova assembleia para terça, dia 1º de outubro, no campus de Santa Maria. A plenária acontecerá em primeira chamada, às 16h30, e, em segunda chamada, às 17h, no Auditório Sérgio Pires (prédio 17, dos básicos). O ponto de pauta é único: greve dos docentes da UFSM por tempo indeterminado.
Na assembleia que ocorreu na última terça, 24 de setembro, os presentes rejeitaram a indicação do setor das federais do ANDES-SN, de realizar uma paralisação de 48h nos próximos dias 2 e 3 de outubro. Nas reuniões que a Sedufsm vem realizando, o sentimento majoritário tem sido no sentido de que greves de um ou dois dias não estariam sendo suficientes para fazer o governo de Jair Bolsonaro recuar de medidas de ataque às universidades, como os cortes de verbas e de bolsas, além do programa ‘Future-se’, que paira como uma ameaça sobre o futuro das instituições.
Diante dessa situação periclitante, a avaliação é de que seria necessária uma ação mais contundente e, por isso, indicar para toda a categoria a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado foi vista como uma ação mais coerente. O indicativo já havia sido aprovado em assembleias pelos vários campi da UFSM, nos dias 21 e 22 de agosto. No dia 11 de setembro, quando foi pautado pelo setor das federais do ANDES-SN a paralisação de 48h, a posição dos docentes da UFSM foi de manter o indicativo aprovado anteriormente. E, na última terça, 24 de setembro, em Santa Maria, em função de nova proposta do ANDES-SN, de greve de 48h, as assembleias chamadas pela Sedufsm ratificaram os entendimentos anteriores, ou seja, de manter o indicativo por tempo indeterminado e não parar por apenas dois dias.
Sendo assim, a assembleia do dia 1º de outubro objetiva aprofundar o debate sobre a greve da categoria dos professores, já no contexto de outras iniciativas, como a assembleia estudantil na UFSM que deliberou nesta terça, 24, por dar início a uma greve do segmento discente a partir de 2 de outubro. Já os técnico-administrativos realizam assembleia nesta quinta-feira, 26. E é com base nesse contexto que irão se debruçar os professores na plenária de terça-feira. Confira as informações completas da assembleia:
Dia: 1º de outubro (terça-feira)
Hora: 16h30 (1ª chamada), 17h (2ª chamada)
Local: Auditório Sérgio Pires (prédio 17, dos básicos)
Pauta
Informes;
Greve dos docentes da UFSM por tempo indeterminado;
Assuntos gerais.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.