BASTIDORES. PT em busca de aliados, PSL vai atrás de harmonia, Educação Política e Transparência Pública

BASTIDORES. PT em busca de aliados, PSL vai atrás de harmonia, Educação Política e Transparência Pública

BASTIDORES. PT em busca de aliados, PSL vai atrás de harmonia, Educação Política e Transparência Pública - bastidores-petistas

PT santa-mariense se mostra disposto a reatar com todos os partidos que negaram apoio no segundo turno do último pleito

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Arquivo e Reprodução), da Equipe do Site

Se você for um petista raiz, daqueles que não se empolgou com a escolha do vereador Luciano Guerra (PT) como pré-candidato a prefeito de Santa Maria, é bom já ir se preparando para mudanças mais significativas na postura da sigla. O PT/SM não está disposto a ir sozinho para urnas em 2020 e isso significa até dividir as trincheiras com lideranças que declararam publicamente o voto em Jair Bolsonaro (PSL) em 2018.

Ao mesmo tempo em que conversa com partidos de centro em busca de um vice – os mais cotados nos bastidores são os vereadores Marion Mortari (PSD) e Deili Silva (PTB) – lideranças petistas articulam retomar diálogo com legendas que viraram às costas ao então candidato a prefeito, em 2016, Valdeci Oliveira (PT).

Isso significa dialogar com PSTU, PSol, PDT, PSB… O sonho é formar uma frente de esquerda, mesmo que esta coalisão só se torne realidade em um possível segundo turno daqui a um ano.

Um dos principais defensores da mudança de postura no PT/SM é o vereador Daniel Diniz (PT), líder da bancada petista no Parlamento.

“Se o PT não amadurecer, vai ficar no isolamento”, projeta Diniz.

Há dúvida é saber se aquele militante tradicional, que veste a camiseta Lula Livre, aceitará partir para uma campanha ao lado de eleitores de Bolsonaro.

PSL

Um dia após a Executiva Municipal do PSL/SM anunciar a debandada dos cargos (AQUI), a fanpage da legenda (AQUI) mudou sua imagem de perfil. A logo do partido com o número 17 foi substituída pela imagem abaixo.

BASTIDORES. PT em busca de aliados, PSL vai atrás de harmonia, Educação Política e Transparência Pública - bastidores-psl

Crise de identidade na (ainda) agremiação do presidente Jair Bolsonaro? PSL de Santa Maria indica que ele está acima do partido

O nome

O novo presidente do PSL/SM solicitou ao site que o seu nome seja grafado como Eloi Irigaray. Em matéria publicada quarta (10), o site havia registrado “Eloi Garay”, conforme foi divulgado na campanha eleitoral do ano passado, quando o advogado e radialista concorreu a deputado estadual. Ele conquistou 5.909 votos naquele pleito, não se elegendo.

Carta pública

Irigaray divulgou, na manhã de quinta (11), uma carta pública em forma de vídeo. Na gravação, ele pede harmonia aos seus correligionários.

“A harmonia é essencial para o fortalecimento do nosso trabalho para com a comunidade bem como o fortalecimento da agremiação partidária nesta e com outras vindouras gestões. Entendo e respeito às diferentes opiniões dentro do mesmo partido, mas da mesma forma compreendo que devemos respeitar e, principalmente, bem representar a comunidade que nos elegeu”, diz Irigaray.

Educação política

A oitava etapa da Escola Cristã de Educação Política (ECEP) será realizada no dia 19 de outubro, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Pelo turno da manhã, entre 8h30min e 12h, o evento contará com a palestra “Internet e Redes Sociais: A distribuição de informações na atualidade e a influência das mídias digitais na formação da opinião e no processo eleitoral”, ministrada pelo jornalista Moisés Mendes. Entre 13h30min e 16h30min, o tema discutido no evento será “Mídia Popular”, com assessoria da TV Ovo.

Interessados em participar da atividade devem solicitar inscrição pelo e-mail pastoral.diocese@yahoo.com.br. No local, será servido almoço ao preço de R$ 15,00.

Transparência Pública

A sexta etapa da capacitação em Transparência Pública, promovida pelo Observatório Social de Santa Maria (OSSM) e a Fadisma, terá como tema “Finanças Públicas: uma radiografia da situação do município”. O palestrante desta edição será o secretário municipal de Finanças, Mateus Frozza.

O evento será realizado em 22 de outubro, na Fadisma, entre 18h e 20h. A inscrição é gratuita e deve ser solicitada pelo e-mail santamaria@osbrasil.org.br.



3 comentários

  1. Zé Ruas

    Ainda soa estranho ver imagem do PT sem as cores vermelhas e a estrela.
    Amarelaram e colocaram um João de Barro.
    O vereador Guerra tinha uma campanha, Guerra é Paz na Estrada, mas daí se lembraram da empresa de implementos rodoviários (falida). Até pensaram é PAZ na cidade, mas ainda seria muito parecido.
    PT é aguerrido e o nome do candidato deve ser usado, guerreiro , garra,… ops garra não que soa mal.

    Qual será o simbolo de Luciano. Valdeci um João de Barro, Pimenta seria um Quero-Quero (sempre fazendo alarido) e o Luciano?
    Andorinha? Cardeal?

  2. O Brando

    Frente de esquerda sob comando petista, óbvio. Para eles não existe esquerda sem comando do PT. Não foi à toa que o Molusco detonou a candidatura Ciro Gomes no nordeste. Alás, o pseudo-jornalismo engajado não noticia, mas o partido tem seus problemas. Existem facções que querem deixar o Molusco de lado (não de hoje) para evitar o abraço do afogado. Não conseguem muita coisa porque o presidiário ainda tem força e tem muita gente querendo virar cacique e ninguém quer ser índio.
    PSL é a falsa polemica da semana.
    Finanças públicas é o que a casa tem para oferecer. Receita deve chegar lá pelos 720 milhões. Orçado são 785 milhões. Continua a ficção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *