CIDADE. Temporal atinge Santa Maria pelo segundo dia seguido, destelha casas e fecha unidade de saúde
Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO VILNEI (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Um temporal voltou a atingir Santa Maria na manhã desta quarta-feira (30), destelhando casas, derrubando árvores e postes em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a Superintendência da Defesa Civil Municipal, foram registradas ocorrências em nove bairros e também no Interior. Quase 30 casas foram atingidas. Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) estão mobilizadas para atender aos santa-marienses. Lonas serão distribuídas pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
No Bairro Campestre do Menino Deus, casas foram destelhadas nas ruas Guaraci Tibique, onde também houve a queda de uma árvore, e Guaraci Schimidt. No Bairro Itararé, a parede de uma casa localizada na Rua Marechal Deodoro desabou, atingindo um imóvel vizinho. Não houve feridos. Ainda no Itararé, uma casa foi destelhada e um poste caiu na Travessa Monumento. Dois postes de luz caíram na Rua Passo dos Weber, no Bairro Chácara das Flores. A RGE já foi acionada para solucionar o problema.
Um posto de saúde no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sofreu destelhamento (foto acima). Por conta disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Joy Betts, na Rua Castro Alves, suspendeu os atendimentos nesta quarta-feira. Os agendamentos serão retomados em outro momento e divulgados com antecedência.
O Bairro Carolina também registrou danos causados pelo temporal na manhã desta quarta. Uma casa foi destelhada na Pedro Álvares Cabral. Já no Bairro Menino Jesus, um imóvel foi destelhado na Rua Ari Nunes Tagarra. Na Caturrita, houve casos de destelhamento na Rua Irmã Maria Ludviga.
Indo em direção à Região Leste da cidade, houve casos de destelhamento nas ruas Ouro Preto, no Bairro Camobi, Lauro Machado Soares, no Bairro São José, e no Residencial Leonel Brizola, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.
No Interior, casos de casas destelhadas foram registrados em Boca do Monte, no Passo da Ferreira.
Trânsito
Um semáforo na Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua Visconde de Pelotas, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, está em pane elétrica.
Como proceder em casos de desastres naturais
Consulte, CLICANDO AQUI, como agir em caso de desastres naturais. No documento, há orientações em relação a vendavais, inundações e alagamentos, deslizamentos e desabamentos de construções, raios e descargas elétricas e chuva de granizo. Em cada tema, há dicas e procedimentos a serem adotados para a segurança pessoal e da comunidade.
Telefones para pedir ajuda
Defesa Civil Municipal – (55) 3222-5192
Guarda Municipal – 153
Corpo de Bombeiros – 193
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL (E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS) CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.