Arquivo

Coluna Observatório: “Jogo duro. Para dizer o mínimo”

A urna, e o que ela deverá conter. É só isso o que importa

O jogo vai ser duro, muito duro em 2006. Com dinheiro mais curto, as campanhas tendem a ser enxutas, do ponto de vista financeiro. Mas nada indica que haverá recrudescimento de outras táticas, nem tão visíveis, mas historicamente eficientes, para garantir espaços – e votos.

Estima-se grande dificuldade para a reeleição de vários parlamentares, mesmo que eles tenham feito um bom trabalho e sejam dignos. Pagarão pelos outros, é a sensação facilmente perceptível. Basta conversar com as pessoas. Agora imagina a dificuldade dos novatos, com toda essa guerrilha!

Talvez por isso, a prática secular da pressão se estabelece de forma mais intensa. E explícita.

Quer um exemplo? Pedetistas se queixam, intramuros, das atitudes que percebem nos peemedebistas. Isso é em Santa Maria, mesmo, e não em Presidente Prudente. Ou em Caratinga. É aqui mesmo.

Que atitudes? A pressão que estaria sendo feita junto ao alto escalão do governo estadual para substituir todos os homens (e mulheres) do PDT que ocupam cargo de confiança na cidade e na região. Dos menores aos maiores, inclusive a Superintendência Regional da Corsan, talvez uma das funções de maior visibilidade eleitoral em Santa Maria.

A proposta (que é discutida nos bastidores, mas não deve ter chegado ainda ao Governador Rigotto) vai além, e atinge também o PP e o PSDB, aliados de hoje, mas que em 2006, pelo menos no pleito proporcional, serão inimigos de uns e outros.

A idéia, meio tacanha aliás, porque não necessariamente atentando ao interesse público, é “trazer para o PMDB” os benefícios do cargo. Ou dos cargos, considerando-se os demais. Acredite, leitor, o jogo é duro. E pesado. Tudo em nome do voto. Já o povo… Pssss…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo