Destaque

CULTURA. “Santa Maria Vídeo e Cinema” abre nesta terça. Confira a programação e acesse a lista de filmes

A grande festa do audiovisual santa-mariense inicia nesta terça-feira, no campus da UFSM, com a apresentação de “Legalidade” (veja, mais abaixo, a programação completa), de Zeca Brito. Aliás, ele, a diretora de arte do filme, Adriana Borba, e a colunista de cinema deste site, Bianca Zasso, são os homenageados da 13ª edição do “Santa Maria Vídeo e Cinema”. O trio receberá o troféu Vento Norte.

O SMVC, que neste ano exalta o protagonismo feminino no audiovisual, terá 23 filmes para a Mostra Nacional e 11 na local e regional (lá embaixo, o linque para conhecer todos eles), terá a maior parte de suas atividades, inclusive a apresentação das obras, na Praça Saldanha Marinho, com acesso fácil para toda a população.

Semana passada, a organização do evento também divulgou a relação dos jurados do festival. São eles o professor e doutor em História Social do Trabalho Diorge Konrad, a Relações Públicas, professor e doutora em Comunicação Midiática Fabiana Pereira, a jornalista e criadora do portal Rede Sinas Melina Guterres, a jornalista e especialista em Cinema, doutoranda em Comunicação Marilice Daronco e o ator, cenotécnico e iluminador Sirmar Antunes.

Com apoio da Prefeitura Municipal, o “Santa Maria Vídeo e Cinema”, que tem como tema central “Cinema para todas”, é uma realização da Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo e Assessoria. A seguir, você confere, na íntegra, a programação do festival:

Terça-feira (29)
19h – Centro de Convenções – UFSM: abertura oficial e exibição do longa-metragem “Legalidade”, de Zeca Brito, seguida de debate.

Quarta-feira (30)
13h – Cesma: “Yoñlu”, de Hique Montanari, e oficina com o diretor.
16h – Praça S. Marinho: “Depois daquele dia”, de Luciane Treulieb.
18h – Praça S. Marinho: documentário “Sinprosm: 30 anos”.
19h – Praça S. Marinho: primeira noite da Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros e da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

Quinta-feira (31)
14h – Praça S. Marinho: mostra Cine Caramelo – Peixonauta – O Filme.
16h – Praça S. Marinho:  “Manhã Transfigurada”, de Sérgio de Assis Brasil – sessão comemorativa dos 10 anos de lançamento.
19h – Praça S. Marinho: primeira noite da Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros e da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

Sexta-feira (1°)
14h – Praça S. Marinho: mostra Cine Caramelo – Peixonauta – O Filme.
16h – Praça S. Marinho: “Substantivo Feminino”, documentário de Daniela Sallet e Juan Zapata.
19h – Praça S. Marinho: primeira noite da Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros e da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

Sábado (2)
14h – Sedufsm: “Esclerosada não é a vó”, de Erenice de Oliveira, Marcia Denardin e Luiz Alberto Cassol.
15h30 – Sedufsm: “Alexandra”, de Luiz Alberto Cassol.
19h – Salão Bianco Nero (anexo à Fadisma): cerimônia de premiação
22h – Salão Bianco Nero (anexo à Fadisma): festa de encerramento

Domingo (3)
18h – Brique da Vila Belga: exibição dos vencedores do 13º SMVC

PARA CONFERIR A RELAÇÃO DOS FILMES CONCORRENTES, CLIQUE AQUI!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo