HISTÓRIA. Coletivo Memória Ativa realiza caminhada pelo Centro Histórico da cidade. É sábado e é de graça
Por MELINA GUTERRES (com foto de Dartanhan Baldez Figueiredo), da Rede Sina
Neste sábado, 26, às 15h, ocorre a caminhada “Caminhos pela Arquitetura” promovida pelo Coletivo Memória Ativa com o objetivo de proporcionar à população local maior conhecimento sobre o estilo Art Déco presente na arquitetura de prédios históricos ao longo da Avenida Rio Branco.
A concentração será no coreto da Praça Saldanha Marinho. A caminhada é aberta ao público e gratuita.
De acordo com Márcia Kümmel, arquiteta que guiará a caminhada, no trajeto há 26 exemplares contínuos, a maior parte sobrados, prédios de quatro pavimentos, com valor estilístico, histórico e construtivo que representam o estilo Art Déco na cidade.
O Coletivo Memória Ativa nasceu em agosto de 2018 para valorizar o patrimônio histórico e cultural de Santa Maria. Desde então voluntários representantes de diferentes entidades e profissões têm se reunido semanalmente e realizando diversas atividades.
Esta é a sétima caminhada (na foto acima, uma delas) promovida pelo grupo, entre estas, a Caminhada Literária em parceria com o projeto A Maratona de Leitura e Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, onde membros do coletivo leram trechos de livros de autores locais frente a prédios históricos da cidade.
A exposição “Registro Fotográfico de 1 ano do Coletivo Memória Ativa” com fotos do Dartanhan Baldez Figueiredo circulou por seis locais e até dia 27 está no Royal Plaza Shopping.
SERVIÇO:
Caminhada “Caminhos pela Arquitetura” – Coletivo Memória Ativa
Guia: Arquiteta Márcia Kümmel
26/10 – sábado – 15h
Concentração: Coreto da Praça Saldanha Marinho
Gratuita
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.