HISTÓRIA. Coletivo Memória Ativa realiza caminhada pelo Centro Histórico da cidade. É sábado e é de graça

HISTÓRIA. Coletivo Memória Ativa realiza caminhada pelo Centro Histórico da cidade. É sábado e é de graça

HISTÓRIA. Coletivo Memória Ativa realiza caminhada pelo Centro Histórico da cidade. É sábado e é de graça - memória-ativaPor MELINA GUTERRES (com foto de Dartanhan Baldez Figueiredo), da Rede Sina

Neste sábado, 26, às 15h, ocorre a caminhada “Caminhos pela Arquitetura” promovida pelo Coletivo Memória Ativa com o objetivo de proporcionar à população local maior conhecimento sobre o estilo Art Déco presente na arquitetura de prédios históricos ao longo da Avenida Rio Branco.

A concentração será no coreto da Praça Saldanha Marinho.  A caminhada é aberta ao público e gratuita.

De acordo com Márcia Kümmel, arquiteta que guiará a caminhada, no trajeto há 26 exemplares contínuos, a maior parte sobrados, prédios de quatro pavimentos, com valor estilístico, histórico e construtivo que representam o estilo Art Déco na cidade.

O Coletivo Memória Ativa nasceu em agosto de 2018 para valorizar o patrimônio histórico e cultural de Santa Maria. Desde então voluntários representantes de diferentes entidades e profissões têm se reunido semanalmente e realizando diversas atividades.

Esta é a sétima caminhada (na foto acima, uma delas) promovida pelo grupo, entre estas, a Caminhada Literária em parceria com o projeto A Maratona de Leitura e Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, onde membros do coletivo leram trechos de livros de autores locais frente a prédios históricos da cidade.

A exposição “Registro Fotográfico de 1 ano do Coletivo Memória Ativa” com fotos do Dartanhan Baldez Figueiredo circulou por seis locais e até dia 27 está no Royal Plaza Shopping.

SERVIÇO:

Caminhada “Caminhos pela Arquitetura” – Coletivo Memória Ativa

Guia: Arquiteta Márcia Kümmel

26/10 – sábado – 15h

Concentração: Coreto da Praça Saldanha Marinho

Gratuita



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *