Saúde

MAMOGRAFIAS. Direção da Casa de Saúde revela preocupação com as faltas em exames na instituição

Câncer de mama, na fase inicial, pode ser detectada por autoexame ou exames de imagem. Foto Alexandre Martins / Casa de Saúde

Por Prefeitura de SM e Tempórea Comunicação

A Casa de Saúde faz parte do movimento mundial do Outubro Rosa e realiza uma série de atividades durante o mês usado para alertar as mulheres sobre a necessidade de fazer exames de rotina no sentido de prevenir e obter diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença, na fase inicial, é assintomática, mas pode ser detectada por autoexame ou exames de imagem, como a mamografia, que resultam num índice de cura de 95% após o tratamento.

Durante todo este mês, estão ocorrendo ações capitaneadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital para alertar sobre o tema (confira a programação abaixo). Mensalmente, são disponibilizadas mais de 700 mamografias na Casa de Saúde pelo SUS por meio de equipamento moderno com tecnologia de ponta. Porém, a quantidade de ausências preocupa a instituição (veja quadro abaixo).

Em alguns meses, quase metade das mulheres não comparece ao exame, mesmo sabendo que o diagnóstico precoce é o que faz toda a diferença no tratamento. Além de negligenciar a própria saúde não comparecendo ao exame, a ausência prejudica a saúde financeira do hospital.

“Causa um prejuízo direto ao hospital porque a falta desses exames faz com que a Casa de Saúde não cumpra com as metas pactuadas em contrato com a Secretaria Estadual de Saúde. E isso impacta em descontos em relação aos valores que o hospital tem a receber”, afirma o administrador da Casa de Saúde, Rogério Carvalho.

“Inúmeros fatores levam o paciente a faltar ao exame. No que compete à Secretaria de Saúde, estamos fazendo todo o possível para evitar o absenteísmo. Mudamos o sistema de marcações. Agora, o médico solicita o exame e cai direto no Setor de Regulação e Marcação de Consultas e Exames. Além de funcionar diariamente, uma vez por semana, funciona em horário estendido e aos sábados pela manhã. A intenção é localizar de forma mais ágil os pacientes e informá-los do dia, do horário e do local da consulta com mais antecedência. A iniciativa começou em metade de setembro, e devemos sentir os resultados já ao fim deste mês”, explica o secretário de Saúde, Francisco Harrisson.

A mulher de qualquer idade deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o exame de mamografia, que é realizado na Casa de Saúde ou no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

Mulheres negligenciam a própria saúde ao não comparecerem ao exame de mamografia. Fonte: Casa de Saúde

Dados nacionais

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excluídos os tumores de pele não melanoma. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

Programação
Atividades do Outubro Rosa na Casa de Saúde:

21 de outubro
13h – O grupo da Casa Vida fará uma ação na sala de espera do ambulatório da Casa de Saúde e da UPA
15h – Palestra Falando sobre Câncer de Mama, com o médico Antônio Caffarate Neves Silva, no auditório da Casa de Saúde

23 de outubro
14h30min – Cine Viagem sobre o Outubro Rosa com a equipe multiprofissional da Unidade Madre Madalena

28 de outubro
10h30min – Palestra Seja Rosa o Ano Todo, com o médico Rodrigo Meurer da Silva e a fisioterapeuta Andressa Caetano, no auditório da Casa de Saúde

30 de outubro
13h30min – Palestra com Aapecan, no auditório da Casa de Saúde

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo