Tudo marola. Novos presidentes da Câmara e Senado só terão definição, meeesmo, em fevereiro
É verdade que há candidatos postos e em campanha, especialmente na Câmara dos Deputados – mas também no Senado. Mas o parlamento brasileiro convive, de todo modo e como sempre, com um jogo de faz de conta. Em que as armas são colocadas sobre a mesa, mas apertar o gatilho, meeeesmo, só às vésperas da decisão. Que, aliás, se dá em fevereiro.
Um interessante retrato deste momento e do que ele significa, de fato, é feito pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo, no blog que ele mantém no portal Universo Online. Confira e, lá embaixo, mais um comentário meu. A seguir:
Indefinição nas disputas no Senado e na Câmara
Há um monte de deputados disputando a presidência da Câmara. Os 3 principais são Michel Temer (PMDB-SP), Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI). No Senado, há dois: Tião Viana (PT-AC) e Garibaldi Alves (PMDB-RN).
Palpite do blog:
1) Na Câmara, pelo jeito, vai dar segundo turno. É impossível dizer quem estará no turno final.
2) No Senado, haverá mais candidatos na reta final. Por enquanto, tudo indefinido. O PMDB apóia Garibaldi agora para ocupar espaço. Depois, os peemedebistas sonham com José Sarney (na foto de José Cruz, da Agência Brasil).
Conclusão: como de praxe, essas eleições internas no Congresso serão decididas em cima da hora.
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: concordo quase integralmente com o jornalista do UOL. Apenas penso que, no Senado, são muito boas as chances de o vencedor ser Tião Viana, do PT. Quanto mais não seja porque o jogo do PMDB não está agradando a importantes siglas da oposição, como o PSDB e até o DEM – que poderão fechar com o petista do Acre.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas e informações publicadas por Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do Universo Online.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.