Destaque

BASTIDORES. A queixa do PTB, iluminação pública e função do relator, o empresário havanista pró e contra

Manoel Badke e João Kaus rejeitaram o parecer do relator Valdir Oliveira que indicava a não aprovação do projeto de lei do governo

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Camila Porto Nascimento/AICV), da Equipe do Site

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei Complementar 8970/2019 terá um retrabalho. O relatório do vereador Valdir Oliveira (PT) sobre a proposta do governo, que visa ampliar as possibilidades de uso do Fundo Municipal de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Fumcip), foi rejeitada pelos outros dois membros do colegiado: Manoel Badke – Maneco (DEM) e João Kaus (MDB).

No parecer, Valdir indicou a não aprovação uma vez que a Lei Complementar 74/2019 (que regra a contribuição e aplicação dos recursos do Fumcip) não foi atingida satisfatoriamente e a nova legislação prejudicaria o atendimento das demandas existentes.

Maneco e Kaus não concordaram e derrubaram o parecer. O emedebista foi designado como novo relator e terá que correr contra o tempo. A comissão encerra o prazo regimental no dia 1º de dezembro, podendo prorrogar os trabalhos por mais 30 dias.

Em outubro, o Site publicou uma matéria detalhando a proposta do governo. Para conferir, clique AQUI.

Qual é o papel do relator?

A ata da reunião realizada nessa terça entre Maneco, Valdir e Kaus deixou uma dúvida no ar: qual é o papel do relator? Confira trecho retirado da ata assinada pelos três vereadores:

“O presidente da comissão, vereador Manoel Badke, disse que o relator já está julgando o projeto e que isso não seria adequado. Valdir Oliveira disse que o relator não poderia ser um reprodutor de atas, mas sim dar opinião sobre a proposição”.

Para ler a ata na íntegra, clique AQUI.

Maquinário

A comissão especial que analisou o contrato entre a Prefeitura de Santa Maria e a empresa Mak Máquinas, que presta serviço de manutenção de máquinas às pastas de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, concluiu suas atividades. O relatório, redigido pela vereadora Deili Silva (PTB), será lido em Plenário na sessão de quinta (21). Também são membros da comissão Daniel Diniz (PT) e Juliano Soares – Juba (PSDB).

2x Luciano Hang

O empresário Luciano Hang segue rendendo discussão no meio político de Santa Maria. Na terça, foram duas manifestações no Facebook, uma a favor e outra contra.

Confira primeiro a publicação da ex-candidata a deputada federal pelo PSL, Tatiane Marques:

E agora vídeo do ex-candidato a vereador pelo PDT, Nicolas Xavier:

PTB

O PTB de Santa Maria manifestou-se sobre a seção Bastidores publicada na terça (18), que informava sobre o descontentamento da sigla em relação à espera por cargos no governo do Estado. O partido não gostou das informações apuradas pelo Site. Confira:

Manifestação do PTB/SM sobre a seção Bastidores publicada na terça

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo