Política

BASTIDORES. Novo ao léu, audiência pública, greve, transparência, prefeito afoito, AVTSM e Future-se

Partido Novo, de Giuseppe Riesgo (foto), não sabe se terá candidato a prefeito em 2020. Decisão precisa ser aprovada pelo Diretório Nacional. Foto Marcelo Bertani / ALRS

Por Maiquel Rosauro

O Partido Novo anda ao léu em relação a uma possível candidatura a prefeito de Santa Maria. A decisão sobre concorrer ou não partirá do Diretório Nacional da sigla.

Conforme o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo), a legenda cumpriu suas metas de filiações e de arrecadação (o partido não utiliza dinheiro público).

“Temos interesse (de ter candidato a prefeito), mas não podemos impor nossa vontade ao Diretório Nacional”, informa Riesgo.

O deputado calcula que no início de dezembro tenha um retorno ‘de cima’ quanto às pretensões do Novo em Santa Maria.

 

Greve

A greve dos educadores estaduais inicia nesta segunda-feira (18). A expectativa é de que a mobilização inicie forte em Santa Maria, com a adesão de diversas escolas.

A paralisação é uma resposta da categoria às reformas propostas pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no serviço público. Os educadores serão os mais atingidos, com mudanças no plano de carreira da categoria, fim de adicionais por tempo de serviço e corte da incorporação de gratificações na aposentadoria.

Ainda nesta segunda, o 2º Núcleo do CPERS/Sindicato formará um Comando de Greve em Santa Maria. O colegiado será o responsável por definir os atos que serão realizados durante a mobilização na região Central do Estado.

 

Audiência pública

A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores de Santa Maria realiza audiência pública para debater o Orçamento de 2020 do Executivo, no valor de R$ 870 milhões. A reunião será realizada nesta segunda (18), às 18h, no Plenário do Legislativo.

 

Transparência Pública

O Observatório Social de Santa Maria realizará Capacitação em Transparência Pública, com o tema “Por dentro do Portal da Transparência Licitacon e TCE-RS”. O evento ocorrerá nesta terça-feira (19), entre 18h30min e 20h, na Fadisma (Rua Duque de Caxias, 2319).

O palestrante será o auditor Marco Antônio Feltrin, ex-coordenador do Serviço Regional de Auditoria de Santa Maria/TCE-RS.

As inscrições são gratuitas. Para participar encaminhe um e-mail para [email protected].

 

Afoito

Agora, uma dica para você que posta algo no Facebook e depois se arrepende ou percebe que cometeu um erro. Ao invés de editar a publicação, delete (e se for o caso publique de novo corrigido), pois do contrário o que você escreveu ainda estará on-line quando outro usuário da rede social clicar em “Ver histórico de edições”.

Não faça como o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) que divulgou o nome dos brigadianos que atuaram na prisão em flagrante dos criminosos presos por homicídio no final de semana. Uma hora depois, o tucano se arrependeu e editou a publicação.

Site borrou na imagem os nomes divulgados por Pozzobom, mas Facebook ainda exibe as edições realizadas pelo tucano. Foto Reprodução

 

Reforma Administrativa e Future-se

A Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior da Universidade Federal de Santa Maria (ATENS/UFSM) promove, quinta-feira (21), um debate sobre a Reforma Administrativa e Future-se. O evento será aberto a toda a comunidade, com início às 14h, no Auditório Flávio Miguel Schneider, localizado no Centro de Ciências Rurais (CCR), no campus de Camobi.

Participará do debate a ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wrana Panizzi, que discutirá a nova versão do Future-se, e o consultor Vladimir Nepomuceno, de Brasília, que falará sobre a Reforma Administrativa e seus impactos no serviço público.

 

Arquitetura e Urbanismo

A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) foi escolhida para receber o Prêmio CAU/RS 2019, na categoria “Movimentos Sociais – Pessoa Jurídica”. Além disso, a AVTSM está concorrendo ao Prêmio Destaque CAU/RS 2019 – Prêmio Roberto Py, que homenageia o Arquiteto e Urbanista Roberto Py Gomes da Silveira (in memoriam).

O vencedor do Prêmio Destaque será escolhido por votação direta, via internet, que iniciou na quinta (14) e seguirá até o dia 4 de dezembro.

A entrega dos troféus e revelação do grande vencedor do Prêmio Destaque CAU/RS (Prêmio Roberto Py) será realizada dia 12 de dezembro, no Centro Cultural da UFRGS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo