CIDADE. Por cautela, 30 famílias deixaram casas no “Verde”. Rio chegou a ficar 7 metros acima do normal
Por JOÃO PEDRO LAMAS (com foto de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeituraa
Trinta famílias que residem próximo ao Rio Vacacaí, no Balneário Passo do Verde, no Distrito de Passo do Verde, interior de Santa Maria, deixaram suas casas. O motivo é a cheia. O Vacacaí está 7 metros acima do nível normal, devido ao temporal que atingiu a Região Central do Rio Grande do Sul no início da semana, e o nível do rio voltou a subir.
A região do Passo do Verde é monitorada desde terça-feira (29) pela Defesa Civil Municipal. Os agentes orientavam os moradores a deixar suas residências, já que a previsão é que a instabilidade climática deve se estender até o dia 5, próxima terça-feira.
Banheiros químicos serão instalados na região entre a tarde desta sexta (1º) e a manhã deste sábado (2). Já na próxima segunda-feira (4), deve haver entrega de água potável para os moradores que residem nos dois lados do Vacacaí.
A Defesa Civil permanece monitorando o local.
Como proceder em casos de desastres naturais
Consulte, CLICANDO AQUI, como agir em caso de desastres naturais. No documento, há orientações em relação a vendavais, inundações e alagamentos, deslizamentos e desabamentos de construções, raios, descargas elétricas e chuva de granizo. Em cada tema, há dicas e procedimentos a serem adotados para a segurança pessoal e da comunidade.
Locais para doação
As sedes da Defesa Civil Municipal (Rua Boa Vista, 50, no Bairro Pinheiro Machado) e da Guarda Municipal (Rua Sete de Setembro, 910, Bairro Perpétuo Socorro) estão abertas para receber doações que serão destinadas para as famílias atingidas. Entre o que é mais necessário, estão colchões, roupas e alimentos não perecíveis.
Os telefones para entrar em contato com os locais são estes:
Defesa Civil Municipal – (55) 3222-5192
Guarda Municipal – 153
Além desses números, é possível pedir ajudas por estes:
Defesa Civil Estadual – 199
Corpo de Bombeiros – 193
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.