ArteCultura

GIBIS. Conheça a origem da Princesa das Amazonas. Mulher-Maravilha encanta fãs há quase oito décadas

Histórias em quadrinhos e quadros da Mulher-Maravilha, heroína dos gibis, nascida no início dos anos 40 e a quem não faltam poderes

Por RAFAEL CAETANO FINGER (texto e foto) especial para o Site (*)

A Mulher-Maravilha é a Princesa das Amazonas e uma das personagens mais antigas da DC Comics. Segundo o empresário e dono da loja Terra X Comics, Luiz Abel de Oliveira, a personagem foi criado pelo psicólogo, teórico e inventor do detector de mentiras, William Moulton Marston, em 1941.

Ele comenta que a super-heroína teve a sua primeira aparição na HQ All Star Comics #8, em 1941, e a sua história teve continuação em Sensation Comics #1, em 1942. Com o sucesso, ela ganhou sua própria história em quadrinhos em 1942, na HQ Wonder Woman #1.

O empresário explica que a história de origem da personagem sofreu alterações com o passar dos anos. “No início, a Mulher-Maravilha tinha umas fraquezas. Quando prendiam ou amarrava a heroína, ela perdia as forças. E era nestas partes que mostravam imagens de fetichismo através da imobilização”, esclarece Oliveira.

Ele ainda explica que, durante as HQs dos Novos 52, escritas pelo Brian Azzarello, a origem da personagem voltou a sofrer alterações. “Ela passou a ser a filha de Hipólita e de Zeus, pois ela não tinha um pai, pelo motivo da personagem ser gerada a partir do barro por sua mãe, Hipólita, que exigiu aos deuses que dessem vida a ela”, comenta Oliveira.

Além disso, os seus poderes são os resultados da benção que recebeu dos Deuses Gregos. “Ela era incrivelmente forte, era super-resistente e conseguia dar grandes saltos como quando o Super-homem chegou a Terra. E todos os seus poderes foram fortemente influenciados pelo treino e testes que recebeu da sua mãe e das Amazonas”, comenta Oliveira.

Ainda de acordo com Oliveira, a personagem possui vários poderes como super-força, invulnerabilidade, regeneração, velocidade e o voo. Além disso, a Princesa das Amazonas tem acessórios e armas para utilizar durante as batalhas com seus inimigos como o Laço da Verdade, os braceletes, a tiara e a espada.

Para o estudante Manoel Teixeira, que é um grande fã da heroína, o Laço da Verdade da personagem é um dos seus acessórios favoritos. “Gosto muito do acessório que ela carrega, pois é uma corda que, além de ser resistente, ela consegue fazer com que todas as pessoas que estão presas digam sempre a verdade”, conta o estudante.

Em algumas ocasiões da sua história, foi apresentada como uma personagem sensível e emotiva, mas a Mulher-Maravilha, além de ser uma heroína mais poderosa e defensora da paz e da igualdade, ainda é uma mulher que consegue superar desafios impostos pela vida.

(*) Rafael Caetano Finger é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo