CongressoPartidosPolítica

ARTIGO. Paulo Pimenta e um inventário político da atuação do seu partido, o PT, durante o ano de 2019

Bancada do PT em defesa de Lula e da democracia

e na resistência contra os retrocessos de Bolsonaro

Por PAULO PIMENTA (*)

Ao longo de 2019, a atuação da Bancada do PT na Câmara foi marcada pela luta e resistência contra os mais diferentes retrocessos econômicos e sociais patrocinados pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

A unidade do PT teve papel importante na defesa de Lula e da democracia, bem como contribuiu para fortalecer o diálogo e as ações conjuntas com outros partidos na oposição ao atual governo, voltado apenas à defesa dos interesses do grande capital nacional e estrangeiro e à retirada de direitos históricos do povo brasileiro.

A luta em defesa da democracia e dos direitos individuais teve como uma das bandeiras principais a libertação do ex-presidente Lula, condenado sem crime e sem provas, com base em processo manipulado política e ideologicamente pelo partido da Lava Jato.

Golpe – As denúncias que fazíamos desde o início do golpe de 2016 sobre a atuação política da Lava Jato e os interesses e a participação dos Estados Unidos nos processos de Curitiba comprovaram-se por meio das reportagens do The Intercept.

A campanha por Lula livre ganhou corações e mentes, espalhando-se por todo o mundo, deixando nítido que ele era um preso político, vítima de um complô montado para favorecer os interesses geopolíticos dos EUA. A campanha teve papel decisivo para que a Justiça libertasse Lula depois de 580 dias de prisão.

Previdência – No Congresso Nacional, é preciso frisar o papel da Bancada do PT na Câmara na defesa da Previdência Pública e contra a reforma do governo Bolsonaro. As mudanças aprovadas vão praticamente impedir os pobres de se aposentarem, enquanto as elites, civis e militares, continuarão com seus privilégios.

O governo do capitão ainda promoveu a quebra da nossa soberania por meio da venda do pré-sal e da Embraer, e a entrega da Base de Alcântara aos EUA. Desrespeitou a cultura, a Amazônia, os povos indígenas e tradicionais e o meio ambiente.

Governo neofascista – Trata-se de um governo com agenda ultraliberal, antinacional, antipopular e antidemocrática que fez com que o Brasil voltasse aos altos índices de desemprego e figurasse novamente no mapa da fome e da miséria. Os ataques à educação pública, em especial às universidades, e o estímulo à intolerância e à violência policial são exemplos da prática de um governo com marcas neofascistas denunciado pelos parlamentares do PT.

Neste processo, nossa bancada trabalhou incessantemente em defesa dos interesses do povo brasileiro. Nosso partido forma um sólido eixo no campo da esquerda, com um projeto de desenvolvimento com justiça social e respeito aos interesses nacionais e populares.

Para 2020, devemos manter nitidez sobre a oposição ao governo Bolsonaro, enfrentando seu projeto de ultradireita, de forma articulada com os movimentos sociais, populares e sindicais na luta para manter e reaver conquistas, e garantir a democracia e os direitos do povo brasileiro.

Esta edição especial do Boletim PT na Câmara relata como foi a atuação de nossa bancada em 2019. Uma boa leitura e boas festas a todos os companheiros e companheiras de luta por um Brasil justo, solidário e democrático.

 (*) Paulo Pimenta é Jornalista e Deputado Federal, líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, e escreve no site às quartas-feiras. Normalmente editado de madrugada, hoje, excepcionalmente, é publicado neste horário.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: A foto do ex-presidente Lula com o deputado Paulo Pimenta é de Ricardo Stuckert (Divulgação)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo