CidadaniaPrefeituraSaúde

CIDADE. Caps Companhia do Recomeço chega a 10 anos de acolhimento a dependentes químicos em SM

Por JOÃO PEDRO LAMAS (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Companhia do Recomeço (foto acima) completou, em 2019, 10 anos de acolhimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas em Santa Maria.

Hoje, mais de 500 pacientes recebem atendimentos regulares ou esporádicos da equipe composta por médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em saúde mental e enfermeiro. São cerca de 12 profissionais da saúde disponíveis a atendimento de segunda a sexta-feira na Rua General Neto, 579, no Centro.

No final do ano passado, de acordo com o assistente social e coordenador do Caps, James Pizarro, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) divulgou dados que deram à Companhia do Recomeço o título de unidade de saúde que menos precisou internar pacientes compulsoriamente via judicial. A 4ª CRS integra 32 municípios gaúchos, todos na Região Central do Estado. Essa característica, afirma Pizarro, dita o modo de trabalhar da sua equipe.

“Sabemos que a internação compulsória não é a melhor saída. Preferimos acolher o paciente, cativá-lo, instigá-lo a buscar ajuda e a continuar se tratando. Para isso, para além dos grupos de apoio, das rodas de conversa, temos os grupos de geração de trabalho e renda. Temos, também, oficinas. Essas são atividades realizadas diariamente. E temos tido bons resultados, como é o caso do Rodrigo”, diz Pizarro.

Rodrigo Camilo de Cristo, 31 anos, está em tratamento na Companhia do Recomeço há cerca de um ano. Morador do Bairro Itararé, recebe do Poder Público passagens para que possa ir e voltar do Caps diariamente. Diz que não sabe onde estaria se não fosse o apoio que recebe da família e dos servidores da companhia.

“Eles me acolheram. Seria impossível melhorar sem ajuda. A droga te oprime. Você não vê saída. Mas a família presente, com a ajuda do pessoal do posto, te mostra a saída. Manter a cabeça ocupada com as atividades do posto me ajuda a não pensar no passado. Me ajuda a pensar no futuro. Me sinto acolhido. De verdade”, disse Rodrigo.

Sempre de portas abertas

A Companhia do Recomeço trabalha de portas abertas. Isso quer dizer que uma pessoa que busca ajuda não precisa ingressar na rede a partir de um Pronto-Atendimento (PA) ou posto de saúde. Ela pode ir direto até o Caps. O cidadão só precisa estar com o seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade.

Os atendimentos são feitos, diariamente, de segunda a sexta-feira, durante a manhã e durante a tarde. O telefone é o (55) 3921-1099.

Parcerias e festa de aniversário

O psicólogo do Caps, Douglas Casarotto, explica que a Companhia do Recomeço busca realizar atividades culturais, com a participação do Movimento Hip Hop, além do apoio de universidades, para ajudar no tratamento dos pacientes. Já foram firmadas parcerias, por exemplo, com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a Universidade Franciscana (UFN) e com a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma).

No dia 13 de dezembro, o Caps realizará um evento em alusão aos seus 10 anos de história. Será no Centro de Atividades Múltiplas, o Bombril. A programação ainda está em construção, mas deve haver praça de alimentação, música, shows e apresentações culturais. O prefeito Jorge Pozzobom recebeu o convite para o evento nesta terça-feira.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo