CulturaSanta Maria

CULTURA. Guido Isaia é o patrono da Feira do Livro. Confira os outros três homenageados da edição 2020

Guido Isaia, Ronai Rocha, Laura Maria Fernandes e Carlos Alberto Bellinaso: os quatro grandes homenageados no evento do próximo ano

Da Assessoria de Comunicação da Feira do Livro de Santa Maria (*)

A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria já escolheu os nomes do Patrono e dos Homenageados da edição 2020, que vai de sexta, 24 de abril a sábado, 9 de maio na Praça Saldanha Marinho.

O Patrono é Guido Cechella Isaia. O empresário é um dos filhos de Salvador Isaia, que consolidou a empresa Eny Calçados como uma das maiores do seu ramo no Rio Grande do Sul. Guido é um dos diretores da empresa e  presidente da Fundação Eny, que idealizou e criou. Ele adquiriu o hábito de fotografar com seu pai, Salvador e, juntos,  fizeram filmes que hoje são verdadeiras relíquias do passado de Santa Maria. Do alto do Edifício Mauá, registraram o povo da cidade, as procissões e as festas da Eny que são a lembrança de uma empresa que hoje tem 95 anos de história. Apesar de nunca ter publicado um livro de sua autoria, já incentivou diversos outros autores, não apenas dando entrevistas sobre o passado da cidade, mas, diretamente por meio da Fundação Eny, publicando sete obras sobre diferentes temas, sobretudo a memória, seja da empresa, seja da cidade e de quem nela vive.

O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha. Ronai é Doutor em Filosofia pela UFRGS e professor aposentado da UFSM. É autor de cinco livros e tem participação em outros sete. Foi Pró-Reitor de Graduação, entre 1985-1990 da Universidade Federal de Santa Maria.

A professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. Ela trabalhou na escola E.E. Básica Profª. Margarida Lopes e, na atualidade, desenvolve suas atividades na escola estadual  padre Rômulo Zanchi, sempre como professora de língua portuguesa e artes, dedicando-se à hora do conto, nas bibliotecas e como incentivadora à leitura.Participa do projeto  Mala de Leitura, do Patrono da Feira 2019 Maurício Leite.

O homenageado póstumo é Carlos Alberto Bellinaso. Autor de mais de duas dezenas  livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria, Bellinaso faleceu em 2019.

A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 24 de abril a 9 de maio de 2020, das 13h às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. É uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

(*) A Assessoria de Comunicação da Feira do Livro é feita por acadêmicos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Franciscana, tendo o jornalista Bebeto Badke como professor responsável.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo