Câmara de VereadoresPrefeituraSaúde

SAÚDE. 2 mil procedimentos odontológicos foram realizados neste ano no projeto ‘Sorria Santa Maria’

Prefeito Jorge Pozzobom (ao fundo, Patrícia Campagnol e Francisco Harrisson) se manifestou no Expediente Nobre da Câmara

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria da Prefeitura

Uma das principais iniciativas de saúde proporcionadas à população pela Prefeitura foi homenageada pelo Poder Legislativo na tarde desta terça-feira (10). O Sorria Santa Maria, que chega na quarta edição em 2020, tem como principal objetivo zerar a demanda por atendimento odontológico em Santa Maria. O prefeito Jorge Pozzobom participou do expediente nobre.

“Trata-se de um projeto de governo, que foi proposto pelos nossos servidores da Política de Saúde Bucal. Sabedores da grande importância aos santa-marienses, garantimos que o Sorria Santa Maria fosse contemplado no Plano Plurianual com recursos para os próximos anos”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vereador Admar Pozzobom, que propôs a homenagem.

Neste ano, foram realizadas nove edições do Sorria Santa Maria, além de duas para atendimentos especiais, uma das novidades de 2019, conforme explicou a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patricia Campagnol.

“Não existe saúde sem saúde bucal nem sem ações integradas. Por isso, na sala de espera, oportunizamos iniciativas de promoção de saúde, como Práticas Integrativas e Complementares, prevenção a doenças crônicas, alertamos sobre hábitos alimentares, entre outros. Mas, o principal investimento é nos servidores, que tanto beneficiam a população”, evidenciou Patricia, referindo-se à atuação dos servidores, residentes em Saúde Multiprofissional da UFSM e acadêmicos da UFSM e da UFN.

O Expediente Nobre também foi prestigiado pelo secretário de Saúde, Francisco Harrisson, que afirmou que a política de governo caminha para uma continuidade e ampliação.

Saiba mais

O Sorria Santa Maria começou em 2017 para ampliar o acesso da população santa-mariense a serviços odontológicos pelo SUS. A prioridade é o agendamento de usuários que moram em regiões onde não há cobertura de saúde bucal, além de gestantes e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante o dia. Os atendimentos são aos sábados, pela manhã e à tarde, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica na Avenida Borges de Medeiros.

Ao longo desses três anos, foram cerca de 1.390 consultas, com a execução de mais de 5.750 procedimentos. Somente em 2019, ocorreram 543 consultas, uma média de 60 por edição, com cerca de 1.990 procedimentos, uma média de 221 por edição. A cada edição, são agendados 70 pacientes. Porém, em todas houve faltas, mesmo havendo uma segunda ligação para agendamento, um dos empecilhos da iniciativa.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. E os dentistas que não trabalham neste ” SORRIA “, devem estar super satisfeitos contigo…..quero ver quando tu estiver desempregado da politica e a prefa colocar um monte de advogado em um projeto se tu vai gostar. Vou aguardar os demagogos daqui a pouco…..vai tapar os buracos…se tivesse tapado 2 mil buracos a cidade não estava assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo