TRABALHO. Empregos cresceram 1,27% no ano e Santa Maria lidera índice nas 5 maiores cidades do RS

TRABALHO. Empregos cresceram 1,27% no ano e Santa Maria lidera índice nas 5 maiores cidades do RS

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

TRABALHO. Empregos cresceram 1,27% no ano e Santa Maria lidera índice nas 5 maiores cidades do RS - prefeitura-empregos-500

Programa “Poupa Tempo” é uma das políticas públicas locais colocadas como fomentadoras de emprego nos últimos 12 meses em Santa Maria

Com a aproximação do fim do ano, o Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin já pode celebrar os números relativos ao emprego formal e ao desemprego no Município. Conforme os dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Município cresceu, nos últimos 12 meses, 1,27%. Destaca-se que os dados são referentes a outubro de 2019.

Os dados disponibilizados pelo Caged são referentes à evolução das cidades gaúchas com mais de 30 mil habitantes. Dessa forma, no mesmo período e neste mesmo grupo, o Estado cresceu 0,43%, o que significa que Santa Maria cresceu três vezes mais do que o Rio Grande do Sul.

Destaca-se, ainda, que, das cinco cidades mais populosas do Estado, Santa Maria lidera no crescimento de empregos, passando de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas (confira abaixo os números individuais). Conforme o Caged, neste período, Santa Maria teve um saldo positivo de 757 em relação ao número de admissões e ao número de desligamentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação teve influência direta nesses números, ajudando a fomentar o crescimento de emprego no Município. Conforme o titular da pasta, Ewerton Falk, vários fatores ajudaram a construir esses dados. O fortalecimento de políticas voltadas à regularização de empresas por meio do Programa Poupa Tempo Santa Maria é um exemplo bem-sucedido de ação de Governo que dá certo, já que desburocratiza os processos para abertura de empreendimentos e, consequentemente, gera mais empregos. Outras iniciativas que impulsionam os números são o turismo de eventos, que tem atraído milhares de pessoas à cidade, e as parcerias entre a Prefeitura e as empresas privadas, como Sirtec Sistemas Elétricos e Ávato.

“Ao longo desses quase três anos, focamos na regularização de empresas, no turismo de eventos e em outras iniciativas. O resultado já é percebido pelos números positivos disponibilizados pelo Caged”, ressaltou Falk.

Ainda conforme o Caged, os setores que puxaram esse crescimento no Estado foram os de Serviços e Extrativa Mineral, ambos com crescimento de 1,61%; Agropecuária, com 1,31%; e Comércio, com crescimento de 0,90%.

CRESCIMENTO DO EMPREGO NAS 5 MAIORES CIDADES GAÚCHAS*

– Porto Alegre: – 0,53%
– Caxias do Sul: 0,63%
– Pelotas: – 0,91%
– Canoas: – 1,53%
– Santa Maria: 1,27%
* Por ordem de número populacional

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *