Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Educação

ARTIGO. “Quem escolhe a educação como inimiga tem lá suas – sempre condenáveis – razões”, diz Valdeci

O governador e seus motivos para perseguir os professores

Por Valdeci Oliveira*

Carrasco de trabalhador, carrasco de professor, carrasco de quem educa e contribui diretamente para o desenvolvimento desse estado. O jovem e petulante governador gaúcho parece que ainda não se deu conta que o devedor dessa história é ele. É ele que paga salário parcelado e é ele que paga salário congelado há cinco longos anos. Na conjuntura estabelecida, esse rapaz deveria “baixar a crista”, calçar as “sandálias da humildade” e negociar com o magistério a retomada do ano letivo sem perseguição a quem legitimamente protesta e está mobilizado por condições dignas de trabalho.

Quando falamos em educação não estamos somente citando professores e professoras, pais e mães de família que possuem responsabilidades com os seus, que têm contas a pagar todos os meses, que precisam colocar comida em suas mesas. Estamos também falando de milhares de crianças e de jovens que têm o direito a aprender, ter acesso ao conhecimento, a frequentar uma escola digna, ter uma formação que lhes garanta uma chance de futuramente competir no acirrado mercado de trabalho.

A seguir com sua política de precarização e pauperização desta nobre profissão, o atual chefe do executivo gaúcho se iguala ao que de pior já passou pelo Palácio Piratini. E olhando para o passado não são poucas – muito menos positivas – as comparações. Vários foram os que prometeram respeitar, dialogar e investir nessa tão fundamental área para o desenvolvimento humano. Mas que lá chegando rasgaram seus discursos, colocaram na lata do lixo seus compromissos e trataram as justas reivindicações com a mão pesada da repressão.

Quem escolhe a educação como inimiga tem lá suas – sempre condenáveis – razões. E com o governador Eduardo Leite não é diferente. Quando nos perguntamos o porquê disso, nos lembramos que a educação – e a cultura em geral – é uma ferramenta poderosa e que a muitos amedronta.

A educação nos mostra não somente quais são os nossos deveres, mas também os nossos direitos. Ela nos deixa claro quem somos nesse mundo e qual a parte dele que nos cabe. A educação forma as consciências de futuras mulheres e homens que não se deixarão enganar, pois os tornará pessoas críticas, que não baixarão a cabeça diante da injustiça.

A educação, ontem e hoje, é a grande inimiga a ser combatida pelos tiranetes de plantão. E quando ela cumpre o seu papel, se torna uma pedra no sapato dos covardes que exploram e enganam o povo quando estão no poder.

A educação é a alma da liberdade.

E é por tudo isso que a educação é tão perseguida – e quem a faz e a ela se dedica é cotidianamente humilhado – pelo governador Eduardo Leite. Só falta ele admitir.

*Valdeci Oliveira, que escreve sempre à sextas-feiras, é deputado estadual pelo PT e foi vereador, deputado federal e prefeito de Santa Maria.

Observação do editor: A foto que ilustra o artigo foi registrada na Assembleia Geral do CPERS/Sindicato, realizada terça-feira (14), em Porto Alegre. O crédito da foto é CPERS/Divulgação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo