CulturaRegiãoTurismoUFSM

REGIÃO. Recursos federais garantidos à UFSM para investimento no projeto “Geoparque Quarta Colônia”

Canions do Soturno, de Pieterson Santi Rossato, foto ganhadora em Concurso Fotográfico promovido pelo Geoparque Quarta Colônia

Por ANDRÉA ORTIS, do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE/UFSM (*)

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), recebeu da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana (Senisp), do Ministério da Cidadania, um Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$ 774.884,85 para ser investido em cursos de qualificação profissional e atividades empreendedoras de cultura e turismo vinculadas ao projeto estratégico da UFSM Geoparque Quarta Colônia.

O montante foi conquistado durante uma viagem a Brasília feita pela coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania da UFSM e também à frente do projeto Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Carine Sell, acompanhada pelo prefeito de Nova Palma e presidente do Condesus, André Rossato, pela diretora de captação de recursos do Condesus, Valserina Maria Bulegon Gassen, e pelo prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego.

O plano de trabalho de investimento do recurso tem como mote a inclusão socioeconômica e produtiva de pessoas inscritas no programa Cadastro Único da Quarta Colônia (CAD Único), priorizando jovens de 18 a 29 anos, que não estudam e nem trabalham. Estima-se que cerca de três mil pessoas cadastradas no programa participarão das atividades, com carga horária entre 50 e 100 horas.

“Isso é resultado da articulação que as lideranças políticas da Quarta Colônia possuem com seus representantes em Brasília, mas é também em decorrência da competência técnica da universidade em desenvolver um projeto estratégico de desenvolvimento regional para os municípios e qualificação para poder receber esse recurso apresentando um plano de trabalho coeso, que dê segurança e garantia de execução à equipe ministerial”, explica Jaciele

Dentre os resultados esperados está a identificação das demandas de qualificação profissional associadas à atividade turística, cultural e geológica da região beneficiada. Além disso, em razão do público a ser atendido, a proposta visa disponibilizar monitores para cuidar dos filhos entre 0 e 6 anos das mães inscritas nos cursos. A proposta também tem como metas capacitar e incentivar jovens ao microempreendedorismo, qualificar os serviços oferecidos e promover a autonomia de famílias de baixa renda por meio de geração de empregos e renda à comunidade local.

De acordo com Sell, “qualificar a população é fundamental para que ela se sinta parte do projeto, assuma para si a iniciativa de conservar seu patrimônio natural e cultural e consiga gerar renda a partir do turismo, por exemplo”. Assim, essa qualificação auxiliará os moradores da região a criarem seus próprios negócios, ofertarem serviços de qualidade aos turistas e, consequentemente, a conservarem a sua memória e a sua história.

O próximo passo, agora, é uma reunião com as prefeituras dos municípios da Quarta Colônia, via Condesus, para elaboração do diagnóstico regional para oferta dos cursos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) OBSERVAÇÃO: a foto que ilustra esta nota foi originalmente publicada no site da Rádio Integração (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo