CinemaCulturaPolítica

ARTIGO. Paulo Pimenta e razões por que há o ataque ao documentário brasileiro candidato ao “Oscar 2020”

Onda de ataques ao “Democracia em Vertigem” revela

incômodo dos golpistas com exposição dos seus atos

Por PAULO PIMENTA (*)

A descomunal reação à indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar de Melhor Documentário não é de todo surpreendente. Os ataques destinados à obra de Petra Costa – e à própria cineasta – ilustram o caráter profundamente antidemocrático da direita brasileira e dos seus “liberais” funcionais e fiéis.

Nunca antes na história desse país, para usar o jargão lulista, um filme brasileiro com chances de vencer a cobiçada estatueta de Hollywood foi tão atacado pelo público que, via de regra, sempre torceu pelo reconhecimento do cinema nacional.

Desde que foi divulgada a lista de indicados ao prêmio da Academia, no dia 22 de janeiro, temos visto nas redes sociais um surto de machismo, misoginia, inveja, recalque, rancor e outros tipos de manifestações negativas destinadas à diretora Petra Costa.

As agressões partem de pessoas que simplesmente não conseguem aceitar a liberdade intelectual de uma cineasta que expôs ao mundo os antecedentes, os protagonistas e algumas das consequências do golpe de 2016 contra o governo de Dilma Rousseff e contra a democracia brasileira.

Mesmo nas pretensas críticas técnicas ao documentário, os argumentos são baseados em mentiras. Um youtuber com mais de 10 milhões de seguidores afirmou que a obra ignora “o apoio popular que o impeachment teve à época”, quando a realidade é que as manifestações a favor do golpe foram exibidas à exaustão. E o “crítico” ainda disse que assistiu ao filme.

Um famoso ex-jornalista global, célebre também por ter escrito a biografia do próprio patrão, referiu-se à diretora como “uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho” e ao documentário como “ficção alucinada”, dando vazão a um desdém típico de ególatras feridos e mal resolvidos nas suas frustrações.

No final das contas, “Democracia em Vertigem” faz sair da toca a mesma turma que foi às ruas em 2015 e 2016 para derrubar um governo eleito pelo voto, mas que hoje sabe que é responsável pela calamidade que representam Jair Bolsonaro e seus milicianos no Palácio do Planalto.

Essa exposição inesperada dos golpistas é também uma cobrança pública pelas atitudes irresponsáveis que tiveram no passado recente com a nossa democracia. Isso incomoda. E muito.

Parabéns e boa sorte no Oscar a Petra Costa e toda sua equipe! O Brasil democrático agradece e torce por vocês!

(*) Paulo Pimenta é Jornalista e Deputado Federal, líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, presidente estadual do PT e escreve no site às quartas-feiras.

Observação do editorA foto, de Diego Bressan/Divulgação, é da diretora Petra Costa, durante as filmagem de “Democracia em Vertigem”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo