BASTIDORES. Guerra e Fabiano?, Mortari e TRE, o texto e Badke, comissão/UFSM, Harrisson, Aliança…
Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação e Arquivo Pessoal), da Equipe do Site
Luciano Guerra (PT) candidato a prefeito com Fabiano Pereira (PSB) de vice?! As conversas para viabilizar esta dobradinha já iniciaram.
No início da tarde de quinta-feira (27), estiveram reunidos o presidente do PT/SM, Sidinei Cardoso, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o vereador e pré-candidato a prefeito, Luciano Guerra; e Kleber Colvero e Celso Carvalho, integrantes do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PSB.
“Abrindo o diálogo”, disse um graúdo petista sobre possibilidade de uma chapa Guerra/Fabiano.
Questionado pelo Site sobre a existência de um possível ranço dos petistas contra Fabiano, em relação a sua saída do PT, em 2015, a fonte deu de ombros.
“O Fabiano sabe como o PT funciona”, concluiu.
PSD
“Não temos medo nenhum”. É desta forma que o presidente do PSD/SM, Hilton Junior, resume a situação do vereador Marion Mortari (PSD) frente à Justiça Eleitoral. Em 2018, o TRE-RS considerou o parlamentar inelegível até o dia 7 de outubro de 2020. Três dias antes ocorrerá a votação em primeiro turno.
Maneco
O vereador Manoel Badke – Maneco (DEM) não foi feliz em sua primeira proposição de 2020. Ele tentou inserir nos anais da Câmara um artigo, publicado em periódico local, que utilizava parábolas bíblicas para exaltar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por 14 votos contrários e quatro favoráveis, o democrata foi derrotado.
Votaram a favor: João Kaus (MDB), Cida Brizola (PP), Admar Pozzobom (PSDB) e o próprio Maneco.
UFSM
Os vereadores de Santa Maria formaram, na tarde de quinta, a comissão especial que trata do impacto dos cortes no orçamento da UFSM no município de Santa Maria. Além do proponente, Luciano Guerra, também formam o colegiado os vereadores Manoel Badke e Jorge Trindade – Jorjão (Rede).
5h55min
Este foi o tempo que durou a sessão plenária dessa quinta, iniciada às 15h e finalizada às 20h55min. Os vereadores, sem dúvida, estavam com saudade do microfone. Praticamente todos se revezaram na tribuna sempre que tiveram a oportunidade.
Um dos mais assíduos na tribuna foi o novo líder do governo, Juliano Soares – Juba (PSDB). Sempre que possível, ele respondia – de forma tranquila, porém firme – as críticas da oposição.
Férias
Apenas um parlamentar esteve ausente nessa quinta: Francisco Harrisson (MDB), que também não compareceu na semana passada (AQUI).
Nas galerias, este repórter ouviu: “O pré-candidato a prefeito ainda está em férias?”.
Faixa amarela
Enquanto a sessão corria, o Site recebeu esta foto de um leitor. O veículo, estacionado em local proibido na Rua Sete de Setembro, pertence ao vereador Admar Pozzobom. No momento do registro, o tucano estava na Câmara.
Aliança
O Aliança pelo Brasil já admite, em nível nacional, que não participará das eleições de outubro. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou apenas 3.334 assinaturas para formalização da sigla. São necessárias, no mínimo, 492 mil para obtenção do registro.
O ex-presidente do PSL/SM e um dos principais apoiadores na nova legenda em Santa Maria, Patric Lüderitz, informa que, caso o partido não seja formalizado a tempo de participar do pleito, ele aguardará orientações de lideranças do Aliança para saber como proceder frente às eleições.
Até prova em contrário falsa polemica para gerar espaço na mídia. Ou, como diria o filósofo Olavo de Carvalho, o pulso ainda pulsa.
Quiseram introduzir B38 nos anais da Câmara. Não rolou. Não é coisa de moça de família. Tem que rolar pelo menos um jantarzinho antes.
Comissão dos cortes no orçamento da UFSM é para inglês ver. Para algo serio teria que ser analisado os últimos dez ou 15 anos, teriam que achar um índice que representasse a atividade econômica do municipio de forma confiável e verificar no cipoal orçamentário da universidade o que fica aqui e o que não fica. Daria facilmente um mestrado em administração ou economia.
Questão da faixa amarela na aldeia é mais complicado. Há que se ver primeiro se foi o poder público que pintou ou algum particular.
Aliança? Dia 15 a montanha parirá mais um rato. Só apareço se for open bar. Ajuntamento de camelo é cáfila.
PSB de SM fazendo jus aos seus mais de 70 anos, (re)fazendo a velha politica indo pra onde derem mais, estes dois pleiteadores de cargos do PSB já andaram trovando fiado até com o Papa e agora atacam o PT. Guerra (PT) e Fabiano (PSB/PT) praticamento uma chapa pura, e quem diria, Fabiano que negou seu criador em 2016, o Dep. Valdeci, agora se alia ao Guerra, realmente é muita chinelagem, e o PT acordou só agora e viu que o Mortari não se elege nem sindico de prédio, uma porque não pode pela justiça já que esta inelegível e outra porque não tem a minima competência.
Quando li não acreditei!
Fabiano não aceitou ser vice do Valdeci qual o motivo dele aceitar ser vice do guerra?
PT mais uma vez se abraçando com o diabo em busca do poder, vergonha