Destaque

ELEIÇÕES 2020. Partido Novo não terá candidato a prefeito e nem à Câmara de Vereadores de Sta Maria

Lideranças do Novo durante campanha em Santa Maria, em julho de 2018. Este ano, a cena não se repetirá. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

O partido Novo está fora das eleições municipais de Santa Maria. A legenda não apresentará candidato tanto à Prefeitura quanto à Câmara de Vereadores. No Rio Grande do Sul, a sigla terá representantes nas urnas em apenas quatro municípios: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Santa Cruz do Sul.

A Direção Nacional estabeleceu metas para os seus núcleos em cidades alvo (acima de 300 mil habitantes) e cidades apostas (com menos de 300 mil habitantes, caso de Santa Maria).

Para os municípios considerados aposta, a meta era filiar 150 pessoas e arrecadar R$ 60 mil, até o dia 31 de outubro de 2019, para financiar a criação do Diretório Municipal. Apenas a primeira meta foi cumprida em Santa Maria. O Site apurou que faltaram cerca de R$ 4 mil para alcançar, no prazo, o valor estipulado pela sigla.

Em Santa Cruz do Sul, onde as metas foram alcançadas, o Novo deu início ao processo seletivo para candidatos a vereador.

Os deputados estaduais da sigla, Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo, não participaram das ações desenvolvidas pelos núcleos municipais, uma vez que o partido proíbe que mandatários de cargo eletivo atuem na arrecadação de recursos para campanhas que não irão concorrer.

“Não restou muito que pudéssemos fazer. As regras e metas eram bem específicas”, explica Riesgo.

 

Janela

O Novo não deverá filiar nenhum dos atuais vereadores de Santa Maria, em março, quando estará aberta a janela para troca de legenda sem perda de mandato para os parlamentares que desejam concorrer em outubro. O motivo é que nenhum dos edis do município é considerado liberal.

 

Apoio

Ainda não está definido se o Novo apoiará algum candidato a prefeito de outra legenda em Santa Maria. ‘Corte de gastos, idoneidade da vida regressa do candidato e plano de governo transparente, realista e que seja alinhado com os valores do Novo’ serão os gargalos que o partido irá considerar.

 

Porto Alegre

A tendência é de que o Novo tenha apenas candidatos ao Parlamento em Porto Alegre. Segundo uma fonte do Site, a legenda encontra dificuldade em encontrar um nome para concorrer ao Executivo na Capital.

Em Caxias do Sul, o advogado Marcelo Slaviero concorrerá à Prefeitura. Em Canoas, o pré-candidato a prefeito é o engenheiro e empresário, Camilo Bornia. Já em Santa Cruz do Sul, o candidato será o médico Carlos Eurico Pereira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo