Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
O deputado estadual Valdeci Oliveira protocolou (foto ao lado), nesta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa, um pedido de informações sobre o contrato de manutenção da RSC-287, no trecho entre Santa Maria e Paraíso do Sul.
Entre os questionamentos feitos ao governo do Estado, estão o valor e a origem dos recursos aplicados nas obras, o prazo do contrato, a descrição dos serviços já realizados e a identificação dos órgãos e dos responsáveis técnicos definidos para fiscalizar e supervisionar o trabalho.
“O serviço realizado no trecho está muito aquém das expectativas. O que estamos vendo ali é até vergonhoso. E eu cruzo nessa região todas as semanas. A comunidade precisa de explicações, porque se sabe que há recursos públicos investidos ali e, se nada for feito, a obra que será entregue não trará retorno algum para o usuário da rodovia”, cobra Valdeci.
O pedido de informações de Valdeci é, inicialmente, encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, que, na sequência, encaminhará o documento ao governador Eduardo Leite e ao Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, para que seja dada o retorno dentro do prazo legal de 30 dias.
“Esperamos que o governo cumpra a legislação e nos dê o retorno acerca dessas informações o mais rápido possível”, acrescentou Valdeci.
Segundo me disseram teve gente reclamando no radio sobre o assunto (radialistas gostam de usar o local de trabalho para discutir problemas pessoais). Faltou dizer que a RS-287 é responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias, criação de Tarso, o intelectual. Estatizou, prometeu baixar o pedágio. Redução foi ridícula, tiraram serviços de guincho e ambulância (jogaram o serviço para o SAMU).
A ‘vantagem’ foi a criação de um monte de cabides.
Quanto ao contrato de manutenção, se existir, há que se descobrir se o governador pagou pelo serviço, se existe divida, etc.
Como um petista esconde um elefante numa plantação de morangos? Pintando as unhas do bicho de vermelho!