PrefeituraSaúde

ARTIGO. Jorge Pozzobom, medidas anunciadas pela Prefeitura e o enfrentamento ao coronavirus em SM

Coronavírus e o enfrentamento responsável por parte do Município

Por JORGE POZZOBOM (*)

Sempre procuro trazer neste espaço relatos de conquistas do meu Governo. Uma prestação de contas do que estamos fazendo pelo desenvolvimento de Santa Maria. Pois, hoje, vou mudar um pouco o tom e falar de um assunto bem sério, mas que se faz necessário e urgente: prevenção ao novo coronavírus, chamado também de COVID-19.

Em primeiro lugar, ao se tratar de saúde, temos de agir com muita responsabilidade. E é o que a Administração Municipal está fazendo. Estamos vivendo uma pandemia mundial em relação ao coronavírus. Por isso, é extremamente necessário que nós tomemos medidas efetivas e proativas. Aqui em Santa Maria, a situação ainda está sob controle, mas, em hipótese alguma, podemos relaxar. Por isso, algumas medidas são muito importantes para tentarmos barrar esse vírus. E, nesse sentido, falo de medidas de higiene, com lavar bem as mãos com água e sabão. Repito, a higiene é extremamente importante. Pode parecer algo simples, mas é eficaz na luta contra a propagação do coronavírus.

Além disso, quero chamar a atenção da população para o risco que as aglomerações podem representar neste momento. No mundo inteiro, os países que evitaram as aglomerações de pessoas reduziram a proliferação da doença.

Por isso, assinei, na segunda-feira (16), um decreto com algumas medidas que o Município está adotando. Uma delas é a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino a partir desta quarta-feira (18) pelo prazo de 15 dias. Esse prazo será reavaliado e pode até ser ampliado se assim for necessário, mas é um compromisso que estamos assumindo com cada um dos pais dos alunos da nossa Rede. Sabemos do transtorno que isso pode causar. Mas, este é o momento de termos responsabilidade. Cada pai, cada mãe pode ter a certeza de que estamos cuidando dos seus filhos. Acabamos de inaugurar uma creche que enfrentou uma espera de mais de 10 anos, a Escola de Educação Infantil (EMEI) Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner, Bairro Divina Providência. No sábado (14), com muita satisfação e transbordando de alegria, participei da inauguração dessa escola que já conta com 102 crianças matriculadas. Porém, nos vimos no compromisso de proteger essas crianças, e a suspensão das aulas se tornou inevitável. Por isso, peço a compreensão da população em relação a essa medida, mas, agora, a saúde precisa estar em primeiro lugar. Tomar atitudes como essa, baseadas na responsabilidade, não é algo fácil, mas é necessário.

Outra medida tomada foi a suspensão de todas as ações que envolvem aglomerações em eventos do Município. Essa determinação já começou a valer desde segunda-feira (16). E, queremos também destacar a importância do cancelamento das atividades dos grupos da terceira idade, visto que os idosos estão entre os mais vulneráveis quando se trata do novo coronavírus.

Também consta no decreto assinado por mim que todo e qualquer servidor do Município que viajou para fora do país terá de ficar em isolamento durante 14 dias. O site da Prefeitura disponibiliza um link com um questionário que deve ser respondido por quem retornou de viagem internacional. Esse questionário vai ajudar a Vigilância em Saúde a ter um maior controle a respeito de quem está nessa situação. E, neste momento, informação é uma importante aliada no combate à COVID-19. Todos nós somos responsáveis quando se trata de prevenção. Cada um pode e deve fazer a sua parte.

Nos próximos dias, devemos ter implantado um Centro de Referência Municipal para atendimento de pessoas com suspeita de infecção por coronavírus. Nossos profissionais estão sendo capacitados para atuar nesse local. O objetivo é concentrar o atendimento das pessoas que possam estar contaminadas em um único local, reduzindo a circulação em outros endereços da Rede de Saúde, mais uma ação para conter o vírus.

Todas essas medidas foram decididas de maneira colegiada, dialogando com os profissionais e os especialistas das redes pública e privada de Saúde. O Poder Público está fazendo a sua parte de maneira séria e responsável. Já realizamos várias ações e continuaremos fazendo tantas quantas forem necessárias. Não podemos esquecer que Santa Maria é uma cidade que recebe milhares e milhares de pessoas que vêm de outros locais.

Por fim, quero dizer, mais uma vez, que este é o momento da prevenção, da orientação, para que todos nós possamos enfrentar essa situação com serenidade e tranquilidade. Essa é a responsabilidade que o Poder Público assume junto com cada um de vocês. Somente juntos, dessa maneira, vamos enfrentar o novo coronavírus aqui em nossa cidade. Conto com todos vocês em mais este desafio!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Observação do siteA foto de Ariéli Ziegler (AIPM), que ilustra este artigo é da reunião desta segunda-feira, liderada pelo prefeito, da reunião do Comitê Estratégico de Acompanhamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. O congelamento dos valores destinados a saúde pela EC 95/2016, a cada ano faz com proporcionalmente menos valores sejam destinados para saúde e educação. Ignorar isso, como faz o Obrando, em época de pandemia, misturando tal fato com seu ranço ideológico, é um desserviço contra todos que neste momento buscam proteção e resguardo junto ao Poder Público. Entendo que a busca da proteção de seus cidadãos em prol da manutenção da higidez física e mental deva ser ser a prioridade de todo e qualquer Estado, que tenha a dignidade como fundamento e cujas medidas se pautem no sentido de em todos os momentos, alcançar algum avanço civilizatório.

  2. Estados e municípios não tem teto dos gastos. Revogação é oportunismo da esquerda. Já estiveram no poder e quebraram o pais com banda de música. Alás, pode-se discutir a falta de reajuste na tabela do SUS nos governos Molusco e Dilma, a humilde e capaz.

  3. Como um dos defensores da PEC que estabeleceu o Teto de Gastos, que vem retirando bilhões da saúde a cada ano, o referido Alcaide, deveria primeiro fazer um mea culpa e se realmente estiver preocupado com o bem estar de todos os cidadãos brasileiros, reconhecer a prejudicialidade da referida lei e, sem demora, ajudar a revogar tal dispositivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo