Eleições 2020Política

ARTIGO. Luciano do Monte Ribas assume condição de protagonismo na eleição. E explica as suas motivações

Opinião e coragem

Por LUCIANO DO MONTE RIBAS (*)

Com o texto publicado hoje fecho um total de 30, desde que retomei a colaboração com o Claudemir Pereira (segundo ele, são 140 artigos produzidos nos diferentes períodos nos quais escrevi para o site).

Quando retomei, a intenção era colaborar com as iniciativas de resistência a esse governo de lunáticos, incompetentes, espertalhões e fanáticos.

Para seguir esse intento, acabei sendo quase monocórdio – e não me arrependo disso. Afinal, um dia poderei olhar para trás e dizer exatamente ao lado de quem e em nome do que eu estava escrevendo e batalhando. Muita gente evitará fazê-lo, como os nazistas na Alemanha e os fascistas na Itália, na Espanha e em Portugal precisaram fazer. Quanto a mim, tenham a certeza de que ninguém achará a idiotice de um “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” nos rastros que deixei (e que ainda deixarei).

Tenho 47 anos, dos quais ao menos 33 foram dedicados a diferentes causas e a um projeto fundamental: a utopia de um mundo onde possamos ser humanamente diferentes e o mais socialmente iguais que o respeito às liberdades fundamentais permitir. Nessa minha utopia, mulheres (trans ou cis) não seriam assassinadas simplesmente porque esse é seu gênero, negros e jovens da periferia não temeriam as autoridades policiais e trabalhadoras e trabalhadores, domésticos ou não, ganhariam o suficiente para viajarem, ao menos uma vez na vida, para onde bem entendessem.

Como parte dessa trajetória, vivi os últimos dias da ditadura criminosa, iniciada em 1° de abril de 64, bem como um lento e errático, porém concreto e animador, processo de redemocratização e evolução social, interrompido em 2016 por um novo golpe.

Provavelmente já tendo vivido mais da metade de meus dias, não esperava que fosse necessário voltar a lutar pelo que existe de mais essencial para que uma democracia exista. Se me dissessem há dez anos que, um dia, seria necessário explicar a uma pessoa que fazer loas a um sádico como o Ustra é ser tão criminoso quanto ele foi, eu gargalharia muito.

Pois é nesse mundo que nos encontramos e nele é impossível se omitir, porque a omissão é uma tomada de posição a favor da corja fascista. Mais uma vez, quem tem opinião e coragem pagará o preço por estar entre os primeiros a levantarem a voz.

Não tenho patrimônio e, sinceramente, o pouco que acumulei em alguns momentos virou (e virará) felicidade vivida, principalmente em viagens e momentos compartilhados com quem amo. Mas opinião e coragem não me faltam, amparadas por um conhecimento muito aquém do que eu gostaria de ter e que, exatamente por isso, alimento todos os dias.

Com opinião e coragem quero usar esse espaço, semanalmente cedido por um dos jornalistas mais sérios que conheço (e são muitos e muitas os que estão nas minhas relações), para comunicar que assumo a pré-candidatura a vereador pelo partido ao qual sou filiado desde 1987, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Nunca fui candidato e não imaginava sê-lo, até que vi um néscio com tendências sociopatas subir a rampa do Planalto.

É contra ele e a favor da democracia, dos direitos humanos, da construção da igualdade e do respeito às diferenças que tentarei ocupar um espaço que, desde que a companheira Misiara Oliveira deixou de ser vereadora, não é ocupado por ninguém.

Antes dela, lá estiveram nomes como Tarso Genro, Adelmo Genro Filho, Beto São Pedro, Marcos Rolim e Paulo Pimenta, representantes de uma corrente de pensamento que, com diferentes nomenclaturas, possui seis décadas de tradição política em Santa Maria. Além deles, vindo de outra vertente, Valdeci Oliveira é outro bom exemplo a ser seguido por quem deseja honrar um mandato.

Modestamente, me vejo um pouco como herdeiro dessas tradições e espero, tendo sucesso eleitoral ou não, ser digno da ousadia de querer representá-las.

(*) Luciano do Monte Ribas é designer gráfico, graduado em Desenho Industrial / Programação Visual e mestre em Artes Visuais, ambos pela UFSM. É presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e um dos coordenadores do Santa Maria Vídeo e Cinema, além de já ter exercido diversas funções na iniciativa privada e na gestão pública.

Para segui-lo nas redes sociais: facebook.com/domonteribas – instagram.com/monteribas

Observação do editorA foto que ilustra o artigo, de autoria de Luciano Ribas, é de ato em apoio ao Presidente Lula, em Curitiba, em maio de 2017.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Editor é um piadista. Qualquer um que sair na rua agora e perguntar para dez pessoas quem é Luciano vai ter uma ideia do tamanho do ‘protagonismo’. O que não tem nada a ver com a elegibilidade, voto petista é de manada, logo qualquer um se elege.
    Tom monocórdio é marca registrada da esquerda. Deve ser algum treinamento. Basta ver certos programas de rádio em certos dias, o tom de voz não muda na hora do discurso programático. Parece um mantra, não de meditação, de defecação.
    Opinião não é rua de mão única, é avenida com duas pistas de cada lado e cada um pode atacar os moinhos de vento que bem entender. Entretanto, nada do que foi escrito tem minimamente a ver com os assuntos da cidade. Problemas da cidade são buracos, mobilidade urbana, falta de leitos no SUS, elefantes brancos, decadência, desenvolvimento econômico, etc. Não é mimimi ideológico que irá resolver estas questões. Para fazer nada não é necessário trocar de edis, basta manter os que lá estão.
    Independentemente de quem seja o candidato, não é suficiente ‘ser do bem’, o que se exige são idéias, soluções para problemas reais. A humanidade não se resolve no Casarão da Vale Machado.

  2. Parabéns Luciano,com certeza terás sucesso na tua luta,tenho certeza que Santa Maria não abrirá mão de contar contigo!???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo