
Quatro mulheres e quatro homens. Com idades variando de 60 a 73 anos, elas, e 60 e 82 anos, eles; todos MORRERAM entre sexta-feira e domingo. E, assim, Santa Maria se aproxima das seis centenas de vítimas fatais do novo coronavírus. Hoje, o total já chega a 597.
E aí o primeiro dia da semana, na cidade, se torna bem doído, quando o tema é a pandemia. Há um aumento também nos casos confirmados, que nem mesmo a elevação da quantidade de pacientes curados chega a animar.
De todo modo, os dados estão aí, no Boletim Epidemiológico DIVULGADO há poucos minutos, pela Prefeitura. Números (na imagem acima) que você tem a seguir. Para comparar, entre parênteses estão os de domingo. Confira:
Casos confirmados: 31.410 (31.334)
Descartados: 6.540 (6.539)
Casos suspeitos: 1.078 (1.081)
Pacientes curados: 28.739 (28.653)
Casos Ativos: 448 (401)
Óbitos: 597 (589)
Já em relação aos hospitalizados, dois movimentos se perceberam nesta segunda-feira. Um, o aumento, ainda que não tenha chegado (longe disso) aos maiores números da semana passada, na ocupação total de leitores. Eram 222 na noite de domingo e são 226 agora, incluídas quatro crianças.
O outro, conforme a atualização (veja na imagem abaixo) das 9 e 11 desta noite, é mais uma redução significativa no número de pacientes a ocupar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É a menor quantidade nos últimos 45 dias pelo menos. São 107 pacientes (inclusive uma criança), dos quais 103 casos confirmados e quatro suspeitos.
Agora veja a situação, no mesmo horário, na noite desta segunda-feira, em cada um dos estabelecimentos referência em atendimento ao coronavírus na cidade: Hospital de Caridade (105 internados, 42 em UTI), Universitário (38 pacientes, e 25, inclusive uma criança, em UTI), Casa de Saúde (11), Hospital São Francisco (4, todos em UTI), Hospital da Brigada Militar (um) e Regional (67, 36 deles em UTI).

ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.