CIDADANIA. A partir desta 2ª, contribuintes podem destinar parte do IR a fundos da Infância e de Idosos

CIDADANIA. A partir desta 2ª, contribuintes podem destinar parte do IR a fundos da Infância e de Idosos

Por MAURÍCIO ARAUJO (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

CIDADANIA. A partir desta 2ª, contribuintes podem destinar parte do IR a fundos da Infância e de Idosos - prefeitura-imposto-solidárioA partir da segunda-feira (2), os contribuintes já podem começar a praticar atos solidários ao destinar parte do Imposto de Renda devido aos fundos que cuidam e auxiliam idosos, crianças e adolescentes do Município. Para enfatizar a importância desta iniciativa, a Prefeitura de Santa Maria dá continuidade à campanha “Imposto Solidário”. É possível fazer a destinação até o dia 30 de abril, último dia para que a população declare o Imposto de Renda.

Os valores destinados pelos contribuintes aos fundos municipais do Idoso (Fumid) e da Criança e do Adolescente (Fmdca) são repassados para as instituições conveniadas.  Podem destinar as pessoas físicas que declaram Imposto de Renda por deduções legais (modelo completo). Conforme a Secretaria de Finanças, é possível destinar até 3% do imposto devido.

Ressalta-se a importância de ajudar nestas causas, já que Santa Maria tem potencial de arrecadar cerca de R$ 23 milhões. Porém, em 2019, das 27.950 pessoas que declaram pelo modelo completo, apenas 604 destinaram o imposto aos fundos, gerando cerca de R$ 724 mil.

“Incentivamos muito que a população faça sua parte ao destinar parte do imposto, pois essa atitude auxilia que as entidades atendam ainda mais idosos, crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas.

Clique aqui e conheça as instituições com projetos aprovados para captação neste ano.

Como destinar?

– Através do Programa do Imposto de Renda Pessoa Física – Receita Federal

– O programa faz o cálculo automaticamente e gera o DARF para o pagamento

– Basta pagar o DARF que a doação terá sido realizada

– Para saber mais

Acesse o site www.receita.fazenda.gov.br, contate o seu contador ou o Programa Municipal de Educação Fiscal no telefone (55) 3921-7073

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *