EducaçãoTrabalhoUFSM

RETÓRICA. Greve dos docentes suspensa na UFSM. FATO. As aulas reiniciam segunda-feira, na instituição

Na assembleia de Camobi, 205 assinaram a lista de presença: dois terços da última reunião

Dirigentes da Seção Sindical dos Docentes e do Comando Local de Greve oficiaram ao reitor da UFSM, Felipe Muller, agora à tarde. COMUNICARAM a decisão da assembleia geral da categoria que, pela manhã, decidiu pela “suspensão” do movimento, que “poderá ser retomado no próximo ano”.

Bueno, trata-se, na avaliação do editor, de mero exercício retórico. Na verdade, a greve terminou. Quanto à “retomada” em 2013, bem sabem todos, depende da conjuntura do momento – inclusive no âmbito sindical. De prático e objetivo, tem-se que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira e o calendário escolar (que deverá se estender até fevereiro, segundo tudo indica) definido em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM.

Quanto ao encontro decisivo desta manhã, confira os detalhes, no material produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. A seguir:

Docente da UFSM suspende greve na segunda-feira

Em assembleia acontecida esta manhã, no Auditorio Loi Berneira, no campus da UFSM, os docentes da UFSM decidiram suspender a greve, iniciada em 28 de maio, a partir da próxima segunda, 17 de setembro. O movimento paredista pode ser retomado em 2013 caso as negociações não avancem em relação a dois pontos que o governo não negociou: reestruturação da carreira com base na proposta do ANDES-SN e melhores condições de trabalho. A proposta teve 172 votos favoráveis e 22 votos contrários, sendo apenas dois desses votos no campus de Santa Maria, com os outros 20 oriundos da assembleia descentralizada do Cesnors, em Frederico Westphalen. Um total de 205 professores assinou a lista de presenças da assembleia em Santa Maria, e, no Cesnors, estavam presentes 32 professores. A plenária iniciou às 8h30min e se estendeu até pouco depois do meio dia.

Além dessa decisão, outros encaminhamentos complementares foram aprovados, entre os quais:

– Rejeição do Projeto de lei (PL) 4368/2012;

– Indicação ao ANDES-SN para a convocação do Comando Nacional de Mobilização para acompanhar a tramitação do PL 4368 no Congresso; defesa de criação de um GT junto à Comissão de Educação do Congresso Nacional com participação de Parlamentares, representantes do governo e do Sindicato; e transformação do Comando Local de Greve (CLG) em Comando Local de Mobilização (CLM);…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo