CulturaEconomiaSaúde

CORONAVÍRUS. Empreendedores e trabalhadores do setor precisam apoio, diz nota do Conselho de Cultura

Assinada por seu presidente, Luciano do Monte Ribas, e a propósito dos efeitos da pandemia do coronavírus, confira a nota publicada nas redes sociais, pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria. A seguir:

TRABALHADORES, TRABALHADORAS, EMPREENDEDORES E EMPREENDEDORAS DA CULTURA PRECISAM DE APOIO MAIS DO QUE NUNCA

Em todo o mundo as pessoas sentirão as consequências sociais e econômicas da pandemia do Covid-19, além do evidente impacto na saúde.

A paralisia econômica que se anuncia atingirá negócios de todos os portes e, de forma aguda, a maioria absoluta dos profissionais, sobretudo os que foram precarizados pela crescente informalidade e pelo desemprego.

Artistas e demais profissionais que trabalham em eventos, espaços de lazer, bares, restaurantes, salas de espetáculos, cinemas e atividades similares serão atingidos de forma imediata e brutal. São milhões de pessoas e uma infinidade de empresas (micro e pequenas, sobretudo) que terão, quase que de forma imediata, suas fontes de renda cortadas.

Tanto quanto outros trabalhadores e empreendedores, quem trabalha com cultura e arte deve ser minimamente amparado e protegido nesse momento de profundas dificuldades.

Medidas que beneficiem a população como um todo – como tomou o governo francês, que suspendeu temporariamente as cobranças de água, luz e gás – devem ser urgentemente tomadas. Ao mesmo tempo, as autoridades em todos os níveis devem pensar em maneiras de reduzir o impacto para as profissões e atividades praticadas em locais onde as pessoas costumam se encontrar, que formam uma cadeia econômica que emprega milhões de brasileiros e brasileiras.

Nesse sentido, pedimos ao prefeito de Santa Maria, ao governador do estado e às autoridades federais que abram canais imediatos de diálogo com os representantes das categorias, as entidades e os conselhos de Política Cultural (municipais, estaduais e nacional) objetivando identificar medidas que ajudem os profissionais da cultura a superarem a crise e seguirem cumprindo com seus relevantes papéis sociais.

Santa Maria, 17 de março de 2020.

Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo