HistóriaMemóriaReligião

MEMÓRIA. Irmã Lourdes Dill e a lembrança da morte de D. Ivo Lorscheiter, ‘profeta e gigante da esperança’

Os 13 anos da passagem de Dom Ivo!

Por Irmã LOURDES DILL, FDC (*)

No dia 5 de março de 2020 completam-se os treze anos da morte de Dom Ivo Lorscheiter, Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do Mundo. Queremos neste dia 5 de março fazer uma profunda unidade com toda Arquidiocese de Santa Maria e lembrar com muito carinho este homem que marcou a nossa vida e história de Santa Maria, deixando um legado tão significativo para todos nós.

O legado que Dom Ivo nos deixou tem muitas facetas que merecem ser destacadas, lembradas e muito valorizadas:

1º) Foi um homem de Fé, de coragem e ousadia;

2º) Foi um Pastor da simplicidade e proximidade do seu rebanho;

3º) Foi um Cristão, Sacerdote, Bispo e amigo e exemplar;

4º) Foi um comunicador que sensibilizava os meios de comunicação para transmitir as verdades da Fé, Economia e Política;

5º) Foi um homem de esperança e por isso foi lhe dado o nome de Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do Mundo;

6º) Foi um homem sábio de discernimento maduro, perspicaz e projetivo;

7º) Foi um grande amigo dos pobres, e interlocutor de todas as classes sociais do Cooperativismo, Economia Solidária e Políticas Públicas;

8º) Foi um educador exímio e de grande sabedoria:

9º) Foi um homem calmo, sereno e virtuoso;

10º) Foi um homem de diálogo Ecumênico;

11º) Foi um homem de horizontes largos, visão de futuro e consciência política e cidadã;

12º) Foi um homem marcado pela pobreza e simplicidade de ser, viver e agir. Viveu com o estritamente necessário;

13º) Foi um homem das causas sociais, proféticas e transformadoras, na perspectiva de “Um outro mundo possível” de vida e dignidade para todos.

Contribuiu muito com a Igreja do Brasil, sendo por duas vezes Presidente e duas vezes Secretário da CNBB. Enfrentou os duros anos da Ditadura Militar. Foi um apoiador da Reforma Agrária, das Alternativas à Cultura do Fumo e das Feiras do Cooperativismo, da Economia Solidária e importantes Projetos Sociais como  o  Banco  da Esperança, Projeto Esperança/Cooesperança e outros listados  abaixo.

Neste ano em que completam 13 anos de sua passagem para a Casa do Pai,  também importantes projetos em 2020, que fazem parte do seu legado e teve uma intensa participação dele na criação e fomento destes projetos: 43 anos do Banco da Esperança; 45 anos  da  Feira  da  Primavera; 33 anos do Projeto Esperança/ Cooesperança; 28 anos da ASMAR; 28 anos do Feirão Colonial; 27 anos da  FEICOOP e 26  anos  da  Fazenda  Senhor  Jesus  de  Ivorá.

São projetos ousados, proféticos e transformadores que foram apoiados por ele e que tiveram uma significativa participação de lideranças da Diocese de Santa Maria, da Cáritas RS e das Universidades, que se somaram aos ideais proféticos de Dom Ivo. Estes projetos todos, são levados adiante por um grupo significativo de pessoas que acreditam nas mudanças sociais e no apoio da Igreja na dimensão Social e Ecumênica e contam com o apoio do nosso Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, das lideranças da Arquidiocese e outras parcerias.

Todos nós somos profundamente gratos por este belíssimo legado deixado por Dom Ivo e esperamos que de lá onde ele está, interceda por nós, pela Igreja, pela Arquidiocese de Santa Maria, pelo Brasil e pelo mundo. Lembramos com muito carinho as frases que ele usava muito para animar as pessoas: “Força e Coragem”; “Vai, envolva o mundo na Esperança”; “Não deixe nunca a Esperança morrer em Você”.

(*) A Irmã Lourdes Dill é Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e do Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo