PrefeituraSaúdeTransporte

TRANSPORTE. Regras especiais para táxi e ônibus urbano de amanhã até segunda. Confira como será!

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Pensando no bem da população, a Prefeitura de Santa Maria publicou ofício prevendo regras para o funcionamento do transporte coletivo urbano na cidade, bem como do transporte individual de passageiros (taxi), para evitar a disseminação do coronavírus. As regras valem até a próxima segunda-feira (23). Nova avaliação sobre o assunto deve ocorrer ainda na segunda, quando haverá acesso a dados que permitam determinar a quantidade de pessoas transportadas e para definir como ficará o transporte coletivo no restante da semana.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, os horários de todas as linhas de ônibus foram ajustados em função da nova realidade vivida por Santa Maria (confira mais abaixo), que é a do fechamento do comércio e funcionamento somente de serviços essenciais, conforme o Decreto Executivo nº 55. Além disso, os veículos só circularão com passageiros sentados. Veículos reservas serão disponibilizados para que não haja atrasos. Em relação aos táxis, somente 50% da frota poderá circular.

“Existe necessidade de estabelecermos nova conduta visando ao controle de deslocamentos para prevenir e desacelerar as formas de contágio do COVID-19”, afirma o secretário Ponsi.

No entendimento do Executivo Municipal, o transporte coletivo urbano tem papel fundamental nesse contexto. Ele é necessário, por exemplo, para transportar os trabalhadores que atuarão diretamente na prestação daqueles serviços que são considerados essenciais pela administração pública.

No entanto, medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus por meio do transporte público precisavam ser adotadas. Assim, quanto à população em geral, a Prefeitura orienta que o uso do transporte coletivo seja feito somente se estritamente necessário. Ainda assim, tomando os cuidados de higiene previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de álcool em gel. Pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos, não devem fazer uso do transporte.

“Estamos adotando essas medidas para garantir a segurança da população. São medidas que causarão incômodo, mas são temporárias e necessárias para evitar estragos maiores, como aconteceu em outros lugares. Pedimos a paciência e colaboração de todos para passarmos por esse momento difícil”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

As novas regras para ônibus

Sábado

Circularão entre 6h e 21h

Domingo

Circularão das 6h às 9h, das 11h às 14h e 17h às 21h

Segunda

Circularão das 5h30min às 21h

Consulta aos horários

Pelo site simsm.com.br

Pelo aplicativo Urmob

PARA LER A ÍNTEGRA, E AINDA CONFERIR O OFÍCIO, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo