BASTIDORES. Jader/Behr (?), os pré da Zona Norte, Cechin na Câmara, dengue em SM e o alerta de Collor
Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Alyllson Marafiga/AIPM/Arquivo e Divulgação), da Equipe do Site
A possibilidade de uma dobradinha entre o secretário estadual adjunto de Esporte Jader Maretoli (Republicanos) e o empresário Evandro de Barros Behr (Cidadania) tem sido ventilada nos bastidores da política santa-marienses. Ambos são pré-candidatos à Prefeitura.
Questionado pelo Site sobre a possibilidade de uma aliança entre ambos, o presidente municipal do Republicanos, Alexandre Vargas, foi evasivo, comentando apenas que também ouviu falar sobre o assunto.
Já o presidente municipal do Cidadania, Arthur Heinz, foi assertivo: chance nenhuma.
“Houve duas conversas entre os dois, mas o Jader tem a ideia de ser o candidato e o Evandro, para ser vice, existem pontos que ele não abre mão. Hoje, nesta altura, o Evandro não abre mais mão de ser o candidato, pois já colocou o nome e existe muita gente acreditando nele e já empenhada na eleição”, explica Heinz.
Zona Norte
Lideranças da zona Norte de Santa Maria estão preparando uma campanha para incentivar o voto em candidatos da região ao Legislativo. Ao menos cinco pré-candidatos já trabalham juntos.
São eles: Elton Chaves (PSDB), um dos líderes do Tucanafro do PSDB; Daniel Ávila (PSB), irmão do ex-vereador Luiz Carlos Fort (PL); Neiron Chaves – Guigo (Solidariedade); Ronei Silva (PP); Sérgio Costa (PSD) e Geraldo Vieira (Republicanos).
Visita de Cechin
O retorno das atividades na Câmara de Vereadores foi marcado por uma visita do vice-prefeito Sergio Cechin (PP). Acompanhado de seu assessor, Rafael Dulor, o progressista participou um encontro com o presidente da Casa, Adelar Vargas – Bolinha (MDB), e colocou-se à disposição dos parlamentares.
Quem também marcou presença na reunião foi o vereador Daniel Diniz (PT), que inclusive postou em suas redes socais uma foto do encontro.
Dengue
Além de lidar com a pandemia de covid-19, Santa Maria também enfrenta uma epidemia de dengue. Conforme informações apuradas pela Rádio Imembuí junto à Prefeitura, o município conta com 51 casos confirmados, sendo que 49 foram infectados na cidade e outros dois importaram a doença de outros municípios.
Além disso, 16 casos estão descartados e outros 51 seguem em investigação na cidade.
O alerta de Collor
O ex-presidente da República e atual senador, Fernando Collor de Mello (PROS), mandou um alerta para o atua chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido): “Eu já vi esse filme e não foi bom”.
Cabe ao presidente da República reunificar o Pais. Mas o que estamos vendo é a divisão entre pessoas, famílias e amigos. Isso é muito ruim. O problema é grave e de consequências imprevisíveis. Experiência não se transfere; se transmite. Eu já vi esse filme e não foi bom.
— Fernando Collor (@Collor) April 22, 2020
Collor promovendo-se. Não tinha apoio nenhum. Pediu para não ficar só e ficou. Foi sucedido por governo de coalizão. Se alguém sonha com a repetição obvio que esta dormindo. Começou em 2013, teve impeachment, Temer quase caiu (conseguiu comprar) e no terceiro presidente existe ainda um Congresso criando problemas, com fome de dinheiro público no bolso. Se não é problema estrutural não sei o que é. Alás, Cechin tem bastante gente do partido dele no Centrão. O que ele acha?