COVID-19. Prefeitura libera abertura de restaurantes em Santa Maria. Eles podem usar 50% da capacidade
Por RENATO OLIVEIRA (texto e foto), correspondente do jornal Correio do Povo
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, anunciou na manhã desta quinta-feira que, a partir do dia 13 de abril, os restaurantes poderão abrir com 50% de sua capacidade. A declaração foi feita durante a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe para idosos e profissionais da saúde.
” A decisão de não atender no interior dos restaurantes tinha sido tomada pela prefeitura por prevenção, mas como a população está consciente das normas e da preocupação também com os prejuízos, estamos adotando a medida”, informou o chefe do executivo.
Pozzobom destacou que a fiscalização continuará sendo rigorosa e os proprietários terão que continuar adotando as normas de prevenção como distanciamento das pessoas na fila do buffet, distanciamento das mesas e álcool gel disponível no ambiente.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
A la minuta e lancherias tem uma certa logica, mas restaurantes com comida por kilo é complicado. Principalmente no centro com o comercio fechado. Mesmo que estivesse aberto o movimento iria demorar para voltar. Quanto de comida tem que ser produzida para abrir? E se não aparece ninguém?
Fato que as pessoas dos noticiosos não se dão por conta. Qualquer coisa que vem da China (ou da India) tem que ser produzida antes e transportado para um porto (seja mascaras, respiradores, testes ou remédios). Tem que ser desembaraçada para exportação e embarcada. O frete de navio leva 45 dias (avião é mais rápido, mas a quantidade é bem menor), Existe o desembaraço aqui e transporte para o destino. Tudo está em disputa no mercado internacional, é uma pandemia. Logo ocorrerão ‘apostas’. Te segura no pincel que vão tirar a escada.