ELEIÇÕES 2020. Último dia para siglas atualizarem filiações. Em SM, hoje, são mais de 26 mil militantes
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site
Os partidos políticos têm até esta quarta-feira (15) para atualizar os registros de filiados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos. O pré-candidato deve estar filiado à sigla pela qual pretende concorrer com seis meses de antecedência da eleição.
Conforme a Lei 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos – AQUI) as legendas devem entregar a lista aos juízes eleitorais de cada localidade. A listagem deverá conter a data de filiação, o número do título e o nome do filiado.
Se as legendas não atualizarem suas listas, a filiação constante da última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada. Após receber a nova relação, a Justiça Eleitoral deve verificar as duplicidades de filiação partidária, ou seja, identificar as pessoas que estão ligadas a mais de uma agremiação, o que não é permitido pela legislação.
O procedimento de identificação das duplicatas ocorrerá entre os dias 16 e 22 de abril. A divulgação das duplicatas está prevista para 24 de abril.
Filiados
Em Santa Maria, conforme dados de março de 2020, possui 26.360 pessoas filiadas em 30 siglas. Desse total, 25% são petistas.
Apenas sete legendas possuem mais de mil filiados na cidade: PT (6.664), MDB (3.596), PP (2.889), PDT (2.703), PSDB (2.161), PTB (1.933) e DEM (1.554).
Abaixo, a lista completa, por partidos, até março deste ano:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.