PrefeituraSaúdeUFSM

PESQUISA. Terceira rodada de testes rápidos sobre coronavírus acontece neste final de semana na cidade

Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal, com imagem de Arquivo/AIPM

A população de Santa Maria é convidada a participar da terceira fase da pesquisa para revelar a proporção de infectados pela Covid-19. Nesta nova rodada, que se inicia no sábado (9) e vai até segunda-feira (11), a meta é aplicar testes rápidos e entrevistar 4,5 mil moradores em nove cidades das regiões demográficas do Estado, segundo classificação do IBGE. Além de Santa Maria, a iniciativa ocorrerá em Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

A pesquisa inédita, encomendada pelo governo do Estado para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está mapeando os casos de coronavírus e acompanhando, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio entre os gaúchos. Evidências de etapas anteriores mostraram que os casos notificados da Covid-19 representam uma parcela pequena das pessoas infectadas em comparação com a realidade do número de casos na população.

Assim como nas fases anteriores, durante três dias, entrevistadores da pesquisa visitarão 500 domicílios selecionados por sorteio em cada município e aplicarão o teste rápido para anticorpos do coronavírus. No domicílio, um novo sorteio determina o morador em quem o teste será aplicado.

Durante a visita, os entrevistadores – profissionais voluntários da área da saúde – coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto o resultado é processado, os participantes respondem a um breve questionário sobre informações sociodemográficas básicas, sintomas de Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina da família em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Se o resultado for positivo, os profissionais entregam um informativo com orientações e repassam o contato do participante para acompanhamento e suporte da Secretaria da Saúde do município.

Em caso de dúvida, os participantes poderão entrar em contato com os órgãos de segurança de Santa Maria para checar a abordagem à casa. A Brigada Militar e a Guarda Municipal das localidades estão apoiando o estudo e têm informações sobre os locais de visitação previstos na pesquisa. A quarta fase está programada para o período de 23 a 25 de maio. Ao todo, serão testadas 18 mil pessoas no Estado. No entanto, a coordenação da pesquisa e o governo do Estado estudam dar sequência aos acompanhamentos em junho.

A participação dos moradores é muito importante, recebendo os entrevistadores em suas casas para que possam coletar as informações necessárias. Todos possuem um cartão de identificação do estudo, além de usarem máscaras, óculos, luvas e aventais para proteção. Em Santa Maria, os entrevistadores são ligados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com coordenação da professora Marinel Mór Dall’agnol, do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM, e à Prefeitura, tendo apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência Municipal da Covid-19.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo