COMPORTAMENTO. Saiba mais sobre “CrossFit”, prática que une dez capacidades do corpo humano
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2020/06/7caeaad0-valéria-pauta-19-crossfit-1.840.jpg)
Por VALÉRIA AUZANI (com fotos de Arquivo Pessoal), Especial para o Site (*)
Já ouviu falar em CrossFit? É um esporte derivado de outros, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso, que surgiu nos Estados Unidos em 1990. Portanto, é uma combinação de diferentes exercícios, o que, por consequência, resulta em um condicionamento físico completo – auxiliando na redução de gordura corporal e na boa forma. O CrossFit explora dez capacidades do corpo humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Os treinadores no CrossFit Vento Norte, Mateus Giacomini e Leonardo Backes, explicam que alguns dos exercícios que podem ser feitos através de atividades cíclicas que trabalham o sistema cardiovascular, como corrida, bicicleta, remo, pulo de corda, natação, etc. Também há exercícios que envolvem todos movimentos realizados apenas com o peso corporal, como: flexões, abdominais, agachamentos, subidas na corda, paradas de mão, etc. E ainda exercícios do levantamento de pesos – ele envolvem todos os movimentos que controla uma carga externa, como agachamento com barra, levantamento terra (Deadlift), etc.
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2020/06/e081e4bf-valéria-pauta-19-crossfit-2.450.jpg)
Por ser um treino bastante completo, ele se diferencia das demais práticas (como treinos de academias, por exemplo), como explicam os treinadores: “O CrossFit se diferencia das outras modalidades por ser uma atividade multimodal, ou seja, envolve mais de uma modalidade na mesma sessão de treinamento (exercícios cardiovasculares, exercícios ginásticos com o peso corporal e levantamento de pesos).”
Além disso, é fundamental frisar que o treino é pensado e planejado antes, tudo para que seja melhor incorporado dentro de um intuito: “antes do exercícios pensamos nas capacidades físicas que serão trabalhadas naquele dia, e também, quais as vias metabólicas envolvidas na seção, assim introduzimos os exercícios que melhor se encaixam dentro do objetivo.”
As aulas são divididas em três etapas: a primeira é o aquecimento, a segunda, a técnica – onde os alunos aprendem os exercícios, e a terceira é o WOD (Workout of The Day), a execução dos exercícios que foram aprendidos na segunda etapa, de forma intensa.
“O Crossfit não possui rotina, ou seja, aplicamos uma quantidade enorme e variada de estímulos; todo o dia o treino será diferente, gerando assim um condicionamento físico completo. Isso gera uma maior motivação para o praticante, pois está constantemente sendo desafiado (com segurança) e estimulado a fazer coisas novas que fogem da sua margem de experiência física”, mencionam Giacomini e Backes.
Se interessou? Saiba que qualquer pessoa pode começar o CrossFit, isso pois, segundo os treinadores, não existe nenhuma contraindicação para começar a realizar os treinos. Pode ser adaptada para qualquer nível de condicionamento físico, desde iniciantes, avançados e atletas. Também é trabalhado com todas as faixas etárias e diversos públicos: crianças, idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental. Agora, se a questão é onde começar… os Boxes (como são chamados os locais dos treinos) são encontrados em Santa Maria.
(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.