CulturaSanta Maria

CULTURA. Semana inicia com um superfestival de animação. Mas há também música, dança e bem mais

Por ATÍLIO ALENCAR (com fotos de Divulgação)

SEGUNDA, 26/10

I Semana de Arte e Cultura no CT

O evento tem como objetivo promover a arte e a cultura por meio da integração de todos os estudantes do Centro de Tecnologia e da UFSM como um todo. Com a realização dos diretórios acadêmicos do CT, o evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro, no Centro de Tecnologia da UFSM.

A programação conta com oficinas: confecção de colares de pedras, filtro dos sonhos, customizações e tie dye em camisetas.

Apresentações Musicais, teatro, pintura das paredes do espaço dos Diretórios Acadêmicos do CT, exposição de trabalhos, exposição de fotografias.

Local: Centro de Tecnologia da UFSM (campus da UFSM)

De 26 à 30/10

Entrada franca

Celebrando o Dia Mundial da Animação, o Lanterninha realiza ampla mostra sobre o gênero
Celebrando o Dia Mundial da Animação, o Lanterninha realiza ampla mostra sobre o gênero

Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta Mostra Nacional e Internacional de Animação

O Dia Internacional da Animação (DIA) é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e seus membros espalhados por todo Brasil. O evento acontece em todas as regiões do país, contando com o trabalho de Coordenadores Locais que realizam a programação em cada município participante.

A atração principal do evento é a Mostra Oficial que apresenta a exibição de curtas metragens de desenhos animados trazendo um panorama da produção realizada atualmente no Brasil e no exterior. Serão mais de 200 cidades em todo o país exibindo a Mostra.

Mostra Nacional

O ÁTOMO BRINCALHÃO

Dir. Roberto Miller

1961 – Desenho sobre película – 03’47”- São Paulo/SP

Um átomo é lançado ao espaço. Em órbita descobre que é uma figura alegre e brinca até desintegrar-se. Roberto Miller desenhou durante 3 anos diretamente sobre os fotogramas, utilizando 10 vidros de tinta plástica especial, 50 vidros de tinta nanking colorida e 500 metros de película virgem.

ED

Dir. Gabriel Garcia

2013 – 3D – 13’56” – Porto Alegre/RS

Conheça a extraordinária vida de Ed. Cinquenta anos de uma trajetória inesquecível. Muitos amores, aventuras e histórias marcantes. O que ninguém imagina é o porque Ed quer acabar com tudo isso.

OCCUPATION: ANIMATOR

Dir. Bruna Berford

2013 – Stop Motion – 02’20” – Rio de Janeiro/RJ

Animação não é só mover as coisas de lugar. É muito mais que isso. São noites em claro, frustrações, vontade de desistir, estudos, tentativas e erros. Horas e horas de trabalho pra atingir “O momento mágico”. Occupation: Animator é um curta metragem que explica um pouco desse incrível e trabalhoso mundo de quem faz a magia acontecer. Seja bem vindo ao clube, animador!

CASTILLO Y EL ARMADO

Dir. Pedro Harres

2014 – 2D Digital – 13’41” – Porto Alegre/RS

Numa noite de ventania, Castillo encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.

LOS ROSALES

Dir. Daniel Ferreira

2014 – Stop Motion – 09’32” – Belo Horizonte/MG

Um robô solitário está preso em uma vida repetitiva, girando engrenagens para produzir seu único meio de sobrevivência – até encontrar outro meio para alimentar seu coração.

FAROESTE: UM AUTÊNTICO WESTERN

Dir. Wesley Rodrigues

2013 – 2D Digital – 18’25” – Goiânia-GO

Maverick é um urubu que logo ao nascer vê sua família ser vitimada pela violência. Habituado a ela desde o princípio de sua vida, na idade adulta torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.

Mostra Internacional

LAZNIA

Dir. Tomek Ducki

2013 – 2D – 04’00” – Polônia

Duas nadadoras veteranas e encontram nos banhos públicos para a sua sessão de natação ritual. Desta vez, eles estão mergulhando mais fundo do que o habitual.

CHOIR TOUR

Dir. Edmunds Jansons

2012 – 2D – 05’16” – Letônia

Um coral de crianças mundialmente famoso sai em turnê. Nas mãos de seu severo maestro são um instrumento musical obediente. Mas deixados sozinhos sem supervisão, eles são apenas crianças brincalhonas.

GLAD

Dir. Petra Zlonoga

2014 – 2D – 06’09” – Croácia

Tudo o que está vivo está fome; a semente está com fome de luz, o pássaro está com fome para o vôo, os seres humanos estão com fome para o toque do outro. A semente do desejo cresce no que nos alimenta.

THE BIGGER PICTURE

Dir. Daisy Jacobs

2014 -Stop Motion -07’00” – Inglaterra

As tensões surgem entre dois irmãos conforme sua mãe idosa requer mais cuidados. Para a animação foi feita a combinação de pinturas em 2D com modelagem 3D em tamanho natural, animados em um set de tamanho real.

CHOREOGRAPHY FOR COPY MACHINE

Dir. Chel White

1991 – 2D e Fotocópia – 03’36” – EUA

O curta-metragem foi criado usando uma fotocopiadora real, conseguindo o seu próprio ritmo estético e mecânico visual. O filme é considerado um marco no mundo da animação experimental e é mostrado em cursos de animação de todo o mundo.

WIND

Dir. Robert Lobel

2013 – 2D – 03’49” – Alemanha

O curta fala sobre a vida diária das pessoas que vivem em uma área ventosa que parecem impotentes e expostos ao clima. No entanto, os habitantes aprenderam a lidar com a sua condição. O vento cria um sistema natural para a vida.

SYMPHONIE N. 42

Dir. Reka Bucsi

2014 – 2D – 09’00” – Alemanha

Os pequenos eventos, entrelaçados por associações, expressam a coerência irracional de nosso entorno. As situações surreais são baseadas nas interações entre seres humanos e natureza.

PADRE

Dir. Santiago Bou Grasso

2013 – Stop Motion – 12’00” – Argentina

Dia após dia, a filha de um militar doente se dedica incessantemente a cuidar de seu pai. A ditadura chega ao seu fim

na Argentina, mas não na vida desta mulher.

TERÇA, 27/10

Um Piano e 4 Mãos

Vera Soares e Lise Bulcão realizam recital com repertório romântico e com obras compostas para piano e quatro mãos. Realização: Vera Soares. Classificação Livre.

Local: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/nº)

Início: 20:30h

Ingressos: R$ 8 (sócios) e R$ 10 (promocional)

Velha Cortesã é um dos destaques da Terça Artística, que também tem teatro e artes visuais
Velha Cortesã é um dos destaques da Terça Artística, que também tem teatro e artes visuais

Terça Artística

Evento que reune intervenções de artes visuais, esquetes teatrais e shows com as bandas Mentres e Velha Cortesã.

Local: Boteco do Rosário (Rua do Rosário, 400)

Início: 21h

Entrada franca

QUARTA, 28/10

Harmos Brasil 2015

UFSM promove festival internacional de música em parceria com universidade europeia
UFSM promove festival internacional de música em parceria com universidade europeia

O HARMOS é um evento, sob o selo EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe – iniciativa da European Festivals Association, com características de curso, festival e simpósio, que objetiva, e vem atingindo cada vez mais, um nível de excelência artística e receptividade efetiva do público, ganhando maturidade e visibilidade. Por outro lado, busca estimular a aproximação entre diversas instituições de ensino superior europeias e de outros continentes, em se tratando da música e outras artes performáticas. O HARMOS tem se tornado oportunidade para jovens músicos de grande talento que serão os intérpretes de referência a nível internacional. A trajetória do HARMOS ganha assim reconhecida consistência e relevância no contributo à sociedade internacional. O Festival possui um conceito único em toda a Europa, que reúne artistas dos cinco continentes e alunos e professores das melhores escolas superiores de Arte do mundo.

Local: Centro de Artes e Letras da UFSM (campus da UFSM)

De 28/10 à 01/11

Entrada franca

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo