COVID-19. Santa Maria permanece na bandeira laranja no programa de Distanciamento Controlado

COVID-19. Santa Maria permanece na bandeira laranja no programa de Distanciamento Controlado

COVID-19. Santa Maria permanece na bandeira laranja no programa de Distanciamento Controlado - 8459c19d-bandeira-laranja

Mapa preliminar do programa de Distanciamento Controlado trouxe Santa Maria na bandeira laranja. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

A região de Santa Maria permanecerá mais uma semana com bandeira laranja no programa Distanciamento Controlado do governo do Estado. Isso significa que há risco médio de contaminação por covid-19 e que o comércio pode seguir funcionando, mas com restrições.

O mapa preliminar divulgado neste sábado (20), indica que oito regiões tiveram piora na classificação final e, portanto, terão maiores restrições de suas atividades. Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões, que estavam em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) foram para vermelha (risco alto). E três, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, passaram de amarela (risco baixo) para laranja (médio).

Quatro regiões tiveram redução de risco: Caxias do Sul e Uruguaiana, que eram as duas únicas regiões com bandeira vermelha após revisão de dados pelo governo, apresentaram melhora em indicadores e migraram para bandeira laranja. As regiões de Bagé e Santa Rosa também progrediram, saindo da bandeira laranja para amarela.

As demais regiões não tiveram alteração na sua bandeira final, sendo que apenas a região de Taquara manteve bandeira amarela entre as duas semanas.

 

Novo método

Esta é a última rodada em que a divulgação das bandeiras está sendo feita no sábado. A partir da próxima, a coleta de dados será na quinta-feira e o anúncio do mapa preliminar ficará para sexta.

Com isso, as Prefeituras terão até 24 horas para apresentar recurso. Os dados apresentados serão avaliados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira e, à tarde, o governador divulgará as bandeiras definitivas, que passam a valer a partir de terça.

 

500 casos

No sábado (20), Santa Maria chegou à marca de 500 casos por covid-19. O Boletim Epidemiológico da Prefeitura indica também que há 217 recuperados da doença na cidade, 1.045 descartados e 4.397 suspeitos. Desde o início da pandemia, foram 14 óbitos de santa-marienses.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *