HabitaçãoPrefeitura

HABITAÇÃO. Mais de 4,2 mil famílias da região da Nova Santa Marta terão sua propriedade regularizada

Por MANUELA VASCONCELLOS (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O direito social a moradia está garantido aos residentes de uma das maiores ocupações de área urbana da América Latina. A partir da próxima segunda-feira (29), a Prefeitura começa a entregar as Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs) aos moradores do Bairro Nova Santa Marta, na Região Oeste de Santa Maria. Nesta primeira etapa, 402 residentes do Núcleo Central estão sendo chamados para receber a matrícula. O documento garante a posse de bens públicos imóveis a terceiros, uma espera de cerca de 30 anos por parte dos moradores do local que formaram o espaço.

Conforme o adjunto da Secretaria Extraordinária de Habitação, Wagner Bitencourt, são 4.256 matrículas certificadas no cartório de registro de imóveis destinadas a pessoas físicas e pessoas jurídicas. Trata-se da maior ação de entrega de CDRUs já realizada pela Prefeitura. Nas próximas semanas, serão divulgadas as etapas seguintes de entrega com a relação de novos nomes de moradores até a finalização de todas matrículas dos imóveis Núcleo Central e das demais vilas que compõem a Nova Santa Marta.

CONFIRA AQUI OS NOMES DOS MORADORES E OS DIAS DE ENTREGA DAS MATRÍCULAS

“Desde 2009, junto com a então candidata ao governo do Estado, Yeda Crusius, assumimos o compromisso de doação da área da Nova Santa Marta ao Município. Hoje, fico muito feliz porque, depois de mais de 10 anos de muitos prometerem, estamos entregando as matrículas aos moradores. Tudo com absoluta responsabilidade e obedecendo rigorosamente o distanciamento social”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

A fim de evitar aglomerações em função da epidemia de coronavírus, foram organizadas escalas de entrega dos documentos por ordem alfabética. Os chamados de cada dia serão divulgados no site e nas redes sociais da Prefeitura. As primeiras entregas ocorrerão de segunda (29) a quinta-feira (2 de julho), das 13h30min às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) (Av. Malmann Filho, 161).

“A importância desta entrega das matrículas é muito significativa porque é uma conquista da comunidade em relação às suas moradias. Para o Poder Público, é motivo de muito orgulho devido ao grande empenho dos servidores de diferentes setores. As concessões são resultado de ações conjuntas da Prefeitura em benefício da população”, explica o titular da Secretaria Extraordinária de Habitação, Marcelo Portella.

A regularização fundiária do Bairro Nova Santa Marta é feita pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária, da Secretaria Extraordinária de Habitação. Além da matrícula, também foram oportunizados projetos, obras e redes de água e de luz aos moradores da Região Oeste. A Nova Santa Marta conta com 136 ruas, além de áreas verdes, escolas, templos, comércios, associações, ONGs, entre outros, que formam as sete vilas dessa comunidade.

Caso a pessoa chamada para receber a matrícula não possa ir no dia estabelecido, uma nova data será disponibilizada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3921-7173.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ola Claudemir , e pensar que conquistamos os recursos do PAC( que foi o que garantiu todas as obras e a regularização da Nova Santa Marta ) em 2007/2008 as obras ficaram praticamente prontas a mais de dez anos. E essa medida chega agora e sem resolver todos os problemas ainda ha a questão das famílias em áreas de risco (que não estão sendo registradas) e toda a Areá nova ocupada acima da Escola Adelmo Genro que necessita de urbanização e regularização . Enfim um ciclo de luta se conclui , novos desafios se apresentam. Parabéns a todos e todas que de alguma forma ao longo deste 30 anos se dedicaram a esta Causa . Viva a Luta da Moradia . Viva a Nova Sta Marta #MNLM30Anos https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2760592407507358&id=1579915435575067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo