ComportamentoSaúde

YOGA. Uma prática surgida entre os indianos e que leva bem-estar físico e emocional para seus usuários

‘Prana é energia,força e vida a células e órgãos. Pranayamas são técnicas de respiração que harmonizam corpo e mente’ (Namu Portal)

Por VALÉRIA AUZANI (com fotos do portal FreePik, de imagens gratuitas), Especial para o Site (*)

Hoje em dia muitas pessoas estão submetidas a rotinas estressantes. O Yoga é uma opção para aumentar o bem-estar do corpo e alcançar uma maior serenidade na vida e no dia a dia. Surgiu na Índia e une o físico, emocional e espiritual. Auxilia não só na saúde física mas também no autoconhecimento.

Para muitos, essa prática ainda é desconhecida. Mas o Yoga possui técnicas específicas. São posturas lentas e de relaxamento, onde o foco é a respiração. Como explica o professor e diretor dos Centros de Yoga Clássico em Santa Maria e Itaara, Sergio Roberto Abaide Prestes, “o ponto central do Yoga é a respiração, que nós chamamos de pranayama (prana é uma energia vital e yana é retenção), então os yogues (praticantes de yoga) nós ensinaram a captar energia do ar.”

Aprender a respirar melhor é um dos intuitos, pois isso oxigena os pulmões e o cérebro. Diariamente a respiração é feita tão automática que as pessoas esquecem de respirar corretamente. A concentração também é um dos objetivos, fixar a mente em um objeto ou pensamento por exemplo. Todos esses exercícios de relaxamento auxiliam na energia da pessoa praticante e também pode prevenir várias doenças.

Nesse período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, o Yoga pode ser uma boa opção para fortalecer-se: “os pranayamas são a captação de energia. E eles vão trabalhar basicamente com o sistema emocional, através da respiração abdominal. A respiração abdominal além de trabalhar o aspecto das emoções que é o abdômen, vai aumentar a nossa capacidade pulmonar, vai aumentar a nossa imunidade, e vai nos deixar mais resistentes” explica o professor.

Como o Yoga torna os pulmões mais fortes e aumenta a imunidade, praticamente todo praticante, depois de um certo período, dificilmente se gripa, pois sempre estão  “ventilando”, como contou Prestes. Já em relação ao emocional, “para os estados mais angustiosos, depressivos em função dessa situação, vai ajudar bastante, pois o Yoga além de ajudar nesses aspectos através dos pranayamas, através das posturas, através das leituras, através de uma meditação direcionada após a aula, é uma verdade. E ele tem um aspecto científico e filosófico.”

Mas é importante frisar que o Yoga também consiste em deixar fortes os músculos do corpo. As posturas movimentam todo o corpo, fortalecendo e alongando. É indicado que o local para realizar deve ser escolhido após algumas pesquisas. Prestes comenta que realiza o Yoga Clássico, o tradicional: “o pioneiro é na Índia, a escola que faço parte e aprendi era reconhecida pelo governo da Índia. Então, isso tudo é importante saber quando alguém vai fazer uma aula de ioga. Da onde vem essa história? Quem é a pessoa que realiza/ensina a prática?”

Para as mulheres grávidas o Yoga também é uma opção de preparação para receber o bebê. A partir dos três meses já é recomendado que a mulher comece a prática para auxiliar no parto – seja ele normal ou por cesariana. “Trabalhar com a respiração para o parto natural se forem fazer parto natural. Se não forem fazer, a prática do yoga é boa pois trabalha o emocional da mulher, porque nesse momento tem muitos hormônios que as tornam sensíveis. E na medida que o tempo avança, a gente precisa fortalecer principalmente o lombar, pois é uma zona que é um desconforto para elas em função do peso na frente” explica o professor, que trabalha com gestantes há 40 anos e só viu bebês saudáveis nascer.

“As posturas no Yoga mantém-se por alguns segundos, ou minutos, procurando um alinhamento postural com maior perfeição”

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo