PrefeituraSaúde

ARTIGO. Jorge Pozzobom e os cuidados necessários, não importa a cor da bandeira, para bater a Covid-19

Os cuidados não mudam de acordo com a cor da bandeira

Por JORGE POZZOBOM (*)

Santa Maria e região permanecem na bandeira laranja do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Nosso pedido de revisão dos dados que compõem os 11 critérios do modelo foi atendido. E, ressalto, aqui, que nossos argumentos foram técnicos, afinal, não seria justo com a nossa região considerar, nos hospitais de Santa Maria, as internações de pacientes vindos de outras macrorregiões do Estado. E foi justamente o que o Governo do Estado fez. Revisou os dados e nos manteve na bandeira laranja.

Antes de seguir adiante neste texto, quero abrir um parêntese para deixar bem claro que Santa Maria não está se negando a receber pacientes de outras partes do Estado nesta luta contra a Covid-19. Nossa bandeira, independentemente da cor, preza pelo cuidado e pela proteção à vida. Ou seja, com base nessa premissa, seria, no mínimo, contraditório cogitarmos barrar a vinda de pacientes de fora, para não dizer que seria cruel e desumano. Afinal, a vida não pode ser balizada por região. Ela precisa ser defendida sempre! Ainda mais numa situação extremamente delicada como a que estamos vivendo nesta pandemia. Mesmo porque, se alguém de Santa Maria precisar de atendimento fora do Município, também vamos querer que esse atendimento seja realizado. Mas, o que nós defendemos, é que o número de hospitalizações de pessoas de outras macrorregiões não deve – conforme revisado pelo Governo do Estado – ser contabilizado nos critérios que definem a cor da bandeira. É uma questão de justiça para não sermos penalizados por questões que vão além do nosso alcance.

Pois, dito isso, quero trazer uma reflexão e estendê-la a toda sociedade santa-mariense. A cor da bandeira do Distanciamento Controlado dita o nível de cuidado que você toma em relação ao contágio de coronavírus? Se a resposta foi um “sim”, peço que você reveja essa conduta. O vírus é um inimigo invisível a olho nu, e muitas ainda são as incertezas em relação à doença causada por ele. Por conta disso, é temerário que regulemos o nosso cuidado pela cor da bandeira, seja ela amarela, laranja, vermelha ou preta. Neste momento, o mais importante é que cada um faça a sua parte. Como eu tenho repetido incansavelmente, “todos nós cuidando de todos”. Só assim teremos uma chance maior de sairmos vitoriosos na luta contra a pandemia.

O Poder Público está fazendo o que cabe a ele. As fiscalizações da Prefeitura foram intensificadas nas últimas semanas, com equipes nas ruas nos três turnos para fiscalizar se os Decretos Executivos para conter o coronavírus estão sendo cumpridos. Nosso Governo criou, inclusive, a Patrulha da Máscara, que circula pelos pontos de maior circulação de pessoas na cidade, seja no Centro ou nos bairros, para orientar e conscientizar os cidadãos da importância do uso da máscara de proteção. A Patrulha da Máscara também disponibiliza o equipamento para quem não o tem. Já as ações de sanitização em espaços públicos e em prédios que concentram grande circulação de pessoas estão sendo realizadas de forma sistemática em Santa Maria. Tudo isso com um único propósito: cuidar das pessoas.

E você está fazendo a sua parte? Está evitando aglomerações? Está evitando sair de casa quando for algo desnecessário? Ou, se precisar sair, está usando a máscara de maneira adequada? Está respeitando as medidas (duras, mas, necessárias) impostas pelos Decretos Executivos durante a pandemia? Ou você faz parte daquela turma que só sabe apontar o dedo para o Poder Público, que só consegue olhar para o seu umbigo e que não é capaz de adotar ações simples em benefício do coletivo? Não, tenho certeza de que você não é assim e que vai se somar a nós nesta luta contra o coronavírus.

Sei que lá se vão mais de quatro meses desde as primeiras restrições impostas pela pandemia. Que não é agradável usar máscara e que, pela nossa cultura, precisamos do toque e de estar juntos uns dos outros. Eu sou assim. Quem me conhece sabe o quanto tem sido penoso para mim usar máscara e não poder abraçar e beijar as pessoas na hora de cumprimentá-las. Porém, ainda não podemos voltar a adotar esses costumes. Mais à frente, poderemos. Mas, enquanto isso não for possível, enquanto o inimigo invisível não for derrotado – não importando a cor da bandeira em que nossa região for classificada –, temos de tomar todos os cuidados recomendados pelos protocolos de saúde. Precisamos cuidar de nós mesmos e das pessoas que amamos. Precisamos, inclusive, cuidar daquelas pessoas que nem sequer conhecemos, mas, que sabemos ser esse um ato de amor pelo próximo. Todos nós cuidando de todos nós. Juntos, seremos mais fortes!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Sobre a foto: Prefeito Jorge Pozzobom se somou à Patrulha da Máscara no sábado, na Praça do Mallet, para orientar e conscientizar os santa-marienses sobre o uso da proteção. A foto é de João Alves (AIPM)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo