CongressoEconomia

PAUTA LIBERADA. Agora, Câmara dos Deputados não vota pré-sal só se não quiser

Michel Temer: reunião de líderes, nesta terça, deve definir (ou não) a votação
Michel Temer: reunião de líderes, nesta terça, deve definir (ou não) a votação

É verdade que os santa-mariense têm um feriado nesta terça-feira (o dia da padroeira) e talvez nem percebam. Se bem que o resto do País também quem sabe não nota. Mas o fato é que a pauta da Câmara dos Deputados está destravada. Incrível: não há uma só Medida Provisória impedindo a votação do que quer que seja.

Quer dizer, os parlamentares, se desejarem, poderão apreciar e decidir tudo sobre os projetos que tratam do marco regulatório da exploração do petróleo na camada pré-sal. E, enfim, terão que dar um jeito no enrosco dos royalties, a grande pendenga restante entre estados produtores (que querem mais) e não produtores (que também buscam sua parte na riqueza futura).

Como isso será resolvido? Quem souber, me conte. Enquanto isso, vamos conferir reportagem, acerca da pauta semanal dos deputados, de produzida e distribuída pela Agência Câmara de Notícias. O texto é de Eduardo Piovesan, com foto de Rodolfo Stuckert. A seguir:

Plenário tem pauta liberada para analisar projetos do pré-sal

Com a pauta destrancada, devido à aprovação na quarta-feira (2) da MP 470/09, o Plenário deve debater os três projetos de lei sobre a exploração do petróleo do pré-sal. A votação de outras matérias, como o segundo turno da PEC dos Agentes de Saúde (391/09) e o primeiro turno da PEC dos Cartórios (471/05), deve ser definida em reunião de líderes com o presidente Michel Temer, marcada para terça-feira (8).

A oposição obstrui os trabalhos para forçar o governo a votar o Projeto de Lei 1/07, que concede a todos os aposentados pelo INSS os mesmos índices de reajuste do salário mínimo.

Royalties
O primeiro projeto do pré-sal pautado é o PL 5938/09, que cria o regime de partilha de produção para os contratos futuros, no qual a União fica com uma parte do petróleo e gás encontrados. Ele tramita apensado ao PL 2502/07, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO).

A discussão sobre a divisão dos royalties do petróleo ganhou corpo depois da aprovação do substitutivo do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que aumentou de 10% para 15% o percentual a ser pago pelas empresas exploradoras…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Câmara de Notícias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo